Memória Titulo
Esse time foi o campeão de 1961 na Otis

Um dia alguém ainda escreverá um livro sobre a história do futebol nas indústrias do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Um dia alguém ainda escreverá um livro sobre a história do futebol nas indústrias do Grande ABC. Nesse dia, serão valiosos subsídios como os de Odézio Moreno Campagnolli, de Santo André. Em carta à coluna, Odézio fala de um clube campeão em 1961 numa antiga empresa de Santo André, hoje transferida para São Bernardo.

Detalhe: na foto, a equipe campeã aparece com apenas 10 jogadores.

Deixa que eu chuto
Texto: Odézio Moreno Campagnolli

Lendo a coluna sobre a história da família Casagrande, lembrei-me que os irmãos Casagrande, Valdemar e Otávio, trabalharam comigo, no período de 1958 a 1961, na Elevadores Otis, na época instalada na Avenida Antonio Cardoso, em Santo André, de frente para o ginásio de esportes do Clube Atlético Rhodia.

Para os mais jovens, a Otis estava instalada onde hoje está o Sam's Club e o ginásio da Rhodia cedeu lugar ao Carrefour Oratório.

Em 1961 foi realizado o 1º Torneio Interno de Futebol na Otis, brilhantemente conquistado pela equipe da Seção 1 (Máquinas), denominada Deixa Que Eu chuto, da qual participei como meia-direita.

Coincidentemente, voltei a trabalhar com o Valdemar Casagrande nos anos 1965-1966 na Simca do Brasil e depois novamente nos anos 1988-1989, na Ford do Brasil, que se juntou à Volkswagen Automóveis, formando a Autolatina.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Manchete - Maluf (Paulo, governador) diz que só demitindo poderá conceder aumento (ao funcionalismo)

Greve - Param os professores. Noventa escolas sem aulas no Grande ABC.

Política - Encaminhado ao TSE pedido de registro para o PTB.

Rio Grande da Serra - Uma nova linha de ônibus chega à cidade: a Viripisa, interligando-a com Santo André.

Editorial - Reivindicações populares ensinam o caminho

Crônica do Guido
Texto: Guido Fidelis

A luz ressurge, as trevas se foram com a noite. O sol revela que a vida palpita, os pássaros anunciam a chegada de novo dia, movimentado, pleno, repleto de belezas ao alcance dos olhos.

Ao sentir o pulsar da natureza, as maravilhas da criação divina, fica a certeza: a cada dia nova etapa há que se superar dificuldades, agradecer tanta dádiva que nos é oferecida, e prometer a nós mesmos que ainda temos muito a aprender. Somente assim poderemos aprimorar nossos sentimentos e participar ativamente da construção do futuro, mais justo e humano.

Hoje, sábado de aleluia, vamos malhar o Judas, como se, com o ato, também exorcizaríamos de nós os demônios que nos atormentam.

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7) - Memória. A história do doutor Vital Brasil, o fundador do Instituto Butantan. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. O turismo religioso. Peregrinos e romeiros que viajam pelo Brasil e pelo mundo. O caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e o Caminho do Sol, similar existente em Águas de São Pedro, no interior de São Paulo. Os devotos de Madre Paulina em Nova Trento, Santa Catarina. A encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, Pernambuco. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Programas de humor, entre eles Bangalôs e Malocas e trecho de Histórias das Malocas, da Record, 1956 e 1957. Estrelando: Adoniran Barbosa, Maria Thereza e todo o cast de humor da Rádio Record. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Renato Guimarães interpreta Poema, composição de Fernando Dias, a pedido do ouvinte Adelino Pereira, do Jardim Silvana, em Santo André. E jingles dos anos 1960: Grapette, Nycron e Leite Ninho. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contato por e-mail: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

EM 11 DE ABRIL DE...
1969 - Iniciada a construção da Petroquímica União, em Santo André.

SANTOS DO DIA
Estanislau, Gema Galgani e Isaac. A Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando em sua Paixão e Morte.

MUSEU DO RÁDIO
Capelinha Pilot. Ano: 1934. EUA. Caixa em madeira. Duas faixas: AM e OC (Ondas Curtas).
Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com

Santo André
Em cartaz no Primeiro de Maio FC a exposição De João Ramalho a Adoniran Barbosa, a formação da Santo André Capital do Trabalho.

A mostra reúne 50 fotografias publicadas pela coluna Memória em quase 22 anos de circulação diária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;