Cultura & Lazer Titulo
Arte do interior de SP chega à capital
Do Diário do Grande ABC
12/10/1999 | 14:23
Compartilhar notícia


Artistas do interior do Estado de Sao Paulo vao apresentar-se a partir de quarta-feira até o dia 20 de novembro, no Mapa Cultural Paulista/99 projeto realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, que reúne os melhores trabalhos de 13 regioes. Serao mostrados, em diversos espaços culturais da cidade, mais de 1.600 trabalhos desenvolvidos em nove modalidades: teatro, artes plásticas, fotografia, dança, canto coral, vídeo, literatura, composiçao musical e desenho de humor.

Os escolhidos passaram por uma fase eliminatória municipal e regional, antes de chegar à etapa final. Uma comissao julgadora, formada por profissionais da área, vai escolher os três melhores de cada categoria que receberao, como forma de incentivo, prêmios em dinheiro. Alguns trabalhos vencedores, como os de teatro, por exemplo, vao receber também apoio para apresentaçoes em outras cidades. No caso das obras de artes plásticas, elas passam a fazer parte do acervo da Secretaria da Cultura e os escritores vencedores do ano passado, cujas obras foram editadas, terao seus livros lançados agora nesta ediçao do Mapa Cultural.

"Os trabalhos que participam dessa fase final passam a ser respeitados perante a sua cidade e regiao", comenta Genny Abdelmalack, diretora do departamento que organiza o evento. O projeto surgiu em 1995, em parceria entre a Secretaria do Estado da Cultura, as prefeituras e produtores culturais, com o objetivo de realizar um "mapeamento" como diz Genny, das atividades artísticas das cidades. O Mapa Cultural possibilita uma análise crítica dos trabalhos, pois por intermédio deles é possível ter-se noçao de como artistas, em muitos casos distantes de um pólo cultural como Sao Paulo, pensam, criam e imaginam a arte.

Infelizmente, nem sempre ocorre o intercâmbio cultural entre os artistas, que só conseguem participar do evento com apoio da prefeitura, que paga apenas as despesas relativas ao transporte e à alimentaçao do dia. "Os artistas que querem ficar mais tempo têm de contar com a ajuda de amigos", diz Genny.

O Mapa Cultural Paulista/99 tem programaçao aberta ao público e muitas atividades serao realizadas simultaneamente. A modalidade teatro irá abrir o Mapa nesta terça, a partir das 19h30, no Teatro Sérgio Cardoso, com o espetáculo A Greve do Sexo (Lisístrata) e se estenderá até o dia 7, com mais 16 espetáculos.

No Museu da Imagem e do Som (MIS) ocorre a partir de quinta-feira até o dia 24 a exposiçao fotográfica com 18 trabalhos e, no dia 9, será a vez da mostra de vídeos. O Salao Concurse da Estaçao Júlio Prestes vai ser destinado às artes plásticas, entre os dias 20 e 26, apresentando pinturas, desenhos, instalaçoes e obras tridimensionais. Os 42 trabalhos de desenho de humor serao mostrados, do dia 20 ao dia 13 de novembro, na Estaçao Sé do Metrô. O Theatro Sao Pedro abrigará diversas modalidades no fim do mês: literatura, dia 28; espetáculos de dança, dia 29, e composiçao musical, dia 30. As apresentaçoes de canto coral vao finalizar o evento no dia 20 de novembro, no Memorial da América Latina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;