Memória Titulo COLUNA
Alunos em setembro de 1917

Abrasileirava-se o antigo Núcleo Colonial, 40 anos depois da sua formação

Por Ademir Medici
31/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana São Caetano 2019, um retorno a 1917. A escola pública ficava na Rua 28 de Julho, a antiga Rua da Matriz, que desde 1916 se chamava Saladino Cardoso Franco.

A classe é do professor Waldemar, que se preocupou em registrar, junto com os alunos, as estatísticas da escola, caprichosamente desenhadas no quadro negro com a data de setembro de 1917.

- Alunos matriculados: 44

- Matriculados analfabetos: 22

- Matriculados brasileiros: 40

- Matriculados estrangeiros: 4

- Filhos de estrangeiros: 41

- Filhos de brasileiros: 3

- Alunos eliminados: 10

- Matriculados existentes: 34

A colônia predominava. Os alunos do professor Waldemar representavam a segunda geração dos imigrantes italianos que descobriram São Caetano a partir de 1877. O cabelo de cada aluno era bem aparado. Suas roupas eram, ao menos na fotografia, bem cuidadas. A calça ia até a canela e a fisionomia séria de cada um não tirava o ar maroto de todo escolar.

A foto foi doada ao Museu de São Caetano por Mário Perrella.

Organiza-se o 15º Congresso 

A estrutura do 15º Congresso de História do Grande ABC, Santo André 2020, começa a ganhar forma. Já se tem um título geral: “Trinta anos de congresso e a construção da(s) memória(s) da região”. 

No relato a seguir, o coordenador Jorge Magyar adianta pontos discutidos na última reunião, realizada semana passada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Temas aprovados 

Texto: Jorge Magyar

O tema geral do congresso busca comemorar os 30 anos, ou um pouco mais, do momento em que o Grande ABC começa a se ver como uma região, com muita coisa em comum, ainda que cada unidade/município tenha suas singularidades.

O congresso ocorrido em 1990 é o grande encontro da região com suas memórias, com traços de seu passado, com seus projetos para o futuro. Como a região vem construindo suas memórias? Como estas estão sendo divulgadas? Como estão sendo apropriadas?

A partir dessa proposta, temos a possibilidade de buscar alguns temas que foram pauta naquele momento e que ainda são pertinentes ou que hoje têm outras perspectivas, como, por exemplo, a desindustrialização que já era uma preocupação e hoje assume novas dimensões (caso da Ford, entre outros).

Também há 30 anos foi criado o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com o propósito de pensar e agir conjuntamente, tendo como foco a união regional. 

Então, a questão da regionalidade é um tema bastante pertinente, dialogando com os 130 anos de criação e instalação do antigo município de São Bernardo (1889/1890). 

E, posteriormente, as emancipações, a fragmentação...

Outros temas que estarão sendo abordados:

- Conjuntura atual das (i)migrações na construção da cultura regional

- Memória nas redes sociais

- Diocese de Santo André, que completou 65 anos este ano, com atuação regional e repercussões muito além da ação religiosa.

- A cultura produzida na região: artes plásticas, literatura, cinema (com destaque para a produção de Aron Feldman), fotografia (como registro e como expressão artística).

- O congresso não se limitará aos dias programados (27 a 30 de maio de 2020), mas desenvolveremos atividades antecedendo como preparação, mas sendo efetivamente o próprio congresso. Já temos programado para o dia 9 de maio de 2020 um grande encontro com os participantes do primeiro congresso, ocorrido em 1990. Buscaremos palestrantes, organizadores e público ouvinte de outrora para uma conversa recheada de memórias.

O site do Consórcio Intermunicipal continua com espaço aberto para acolhermos sugestões para a composição do Congresso.

Na segunda quinzena de agosto realizaremos uma reunião com as instituições universitárias, envolvendo-as efetivamente na organização do congresso. Futuramente agendaremos nova reunião aberta.

Diário há 30 anos

Domingo, 30 de julho de 1989 – ano 32, edição 7131

Cena política (Joaquim Alessi) – Brizola planta em São Paulo na esperança de colher muitos votos.

Especial – Uma radiografia do Jardim Zoológico de São Paulo, em reportagem de Eliane Pereira, com fotos de Mauricio Pavan:

- Trezentas pessoas para atendimento personalizado.

- Ambulatório tem até raio-x.

- Parque investe na preservação.

- Quatro e meia toneladas diárias de frutas, verduras, carne e forragem

- Cem cardápios diferentes todos os dias.

Adeus – Morre o técnico de futebol Oswaldo Brandão, aos 72 anos.

Santos do dia

INÁCIO DE LOYOLA. (Azpzitia, Espanha, 1491 - Roma, 1556). 

Nobre espanhol. 

Converteu-se aos 30 anos de idade, depois de uma breve e brilhante carreira nas armas. Um dos fundadores da Companhia de Jesus, em 1534.

Municípios brasileiros

Celebram seus aniversários em 31 de julho:

- No Ceará, Acaraú e Tianguá

- Em Goiás, Anápolis

- No Pará, Capanema

- No Mato Grosso, Chapada dos Guimarães

- Na Bahia, Lauro de Freitas, Piripá e Vera Cruz

- No Paraná, Lobato

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;