Setecidades Titulo
Falta de professor prejudica alunos
Por Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
12/10/2009 | 07:12
Compartilhar notícia


Pais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na EE Percio Puccini, em Santo André, reclamam que o ensino da matemática aos filhos está prejudicado em razão da constante falta de professor desde o início do ano.

O operador de máquinas desempregado Antônio da Silva Lima, 49 anos, diz que já perdeu a conta das ligações para tentar resolver o problema na escola estadual. "Já liguei até para o MEC, mas não adiantou. Desde o segundo semestre, a professora tem faltado em intervalos regulares. Com a volta às aulas, ela começou a se ausentar de forma contínua, até que na semana passada não compareceu mais", destacou o pai de Danilo Lima, 14.

A diretora da instituição, Severina Capece, afirmou que a docente Elisabete está afastada em razão de licença médica. Segundo ela, apesar dos esforços da escola para conseguir um professor substituto da matéria, a falta de docentes é um problema que atinge também outras escolas do Estado.

"Na medida do possível, tentamos colocar um professor eventual de matemática. Mas eu não posso fazer nada em relação às ausências da profissional, já que a lei permite faltas justificadas", ressaltou.

Alunos contestam a solução encontrada pela escola. O estudante Felipe da Silva Medeiros, 14, afirmou que por diversas vezes a professora de matemática foi substituída por um docente de história. "A gente ficava sem fazer lição nenhuma, só conversando na sala de aula", disse, questionando a solução ineficaz contra a falta de profissionais.

A Secretaria de Estado da Educação confirmou que a professora de matemática está afastada em licença médica por um mês. Até a última sexta-feira, a vaga dela estava disponível para substitutos.

De acordo com a Secretaria, o exemplo vivido na Percio Puccini contraria a orientação dada aos núcleos educacionais para evitar que professores de outras disciplinas assumam as aulas de matemática. A Secretaria informou ainda desconhecer a afirmação sobre a falta e professores em outras escolas do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;