Cultura & Lazer Titulo
'O Mágico de Oz' ainda encanta
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
27/12/2009 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Marco na história do cinema, o musical O Mágico de Oz completa neste ano seu septuagésimo aniversário. Para celebrar a marca, chega às lojas O Mágico de Oz - Edição de 70º Aniversário (Warner Home Vídeo, R$ 149,90), box de DVD especial para colecionadores.

A caixa contém quatro DVDs que possuem mais de 16 horas de extras. É possível relembrar a magia por trás da história original escrita pelo norte-americano L. Frank Baum (1856-1919), descobrir como o tornado que levou Dorothy foi elaborado, acompanhar o processo da inesquecível trilha sonora e ver o projeto de completa remasterização da obra.

Não fica de fora interessante material referente aos bastidores das gravações, incluindo vídeos caseiros feitos pelo músico Harold Arlen (1905-1986), um dos compositores da clássica Over the Rainbow, vencedora do Oscar de melhor canção, em 1940. O já tradicional making of mostra o magnífico trabalho dos atores, o cuidado com os detalhados cenários e a preocupação com os diferentes figurinos. Com o box em mãos, o comprador tem direito também a uma cópia digital do longa para acrescentar em seu acervo eletrônico pessoal.

Além dos DVDs, a edição especial traz um livro comemorativo com textos informativos e diversas imagens referentes às filmagens, estreia nos cinemas e material de divulgação da época. Reproduções do roteiro e páginas destinadas aos atores principais e seus respectivos personagens completam o belo conteúdo.

O filme conta a história da pequena Dorothy Gale, que mora em uma fazenda no Estado do Kansas ao lado de seus tios e do fiel companheiro Totó. Um forte tornado passa pelo local e acaba levando-a para o mundo de Oz, terra mágica habitada pelos mais fantásticos seres. Em sua aventura no local, ela terá a ajuda do espantalho que precisa de um cérebro, um homem de lata que sonha em ter seu próprio coração e um medroso leão para chegar até a Cidade das Esmeraldas e falar com o poderoso Mágico de Oz, único capaz de levá-la para casa e atender o pedido de todos. Para isso, o quarteto terá de capturar o chapéu da perigosa Bruxa Má do Oeste, que busca vingar-se da garota por sua casa ter caído em cima de sua irmã.

O elenco é capitaneado por Judy Garland (1922-1969), então com 17 anos. A atriz e cantora é considerada uma das grandes estrelas da chamada Era de Ouro do cinema. A direção é de Victor Fleming (1889-1949), também responsável por outra pérola cinematográfica: E o Vento Levou (1939). Apesar de ter levado o crédito, mudanças durante as filmagens fizeram com que o filme tenha tido quatro diretores diferentes.

A estreia ocorreu no dia 12 de agosto, mas somente três dias depois houve um grande evento de lançamento em Hollywood. No Brasil, chegou aos cinemas no dia 18 de setembro de 1939. O sucesso foi imediato e a grande expectativa da MGM, que investiu cerca de US$ 2,7 milhões uma fortuna na época - acabou se confirmando. Hoje, ele é lembrado em listas que buscam apontar os melhores filmes já feitos e foi tido como o melhor longa familiar de todos os tempos pelo American Film Institute. Após 70 anos, O Mágico de Oz continua a encantar gerações e serve para lembrarmos que não existe lugar como o nosso lar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;