Memória Titulo Memória
Martinelli. Duque. Vera Cruz
Por Ademir Medici
30/12/2018 | 06:52
Compartilhar notícia


Na história da cidade de São Bernardo, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz. E na história da Vera Cruz, Jordano Martinelli (Porto Alegre, 1912 – São Bernardo, 1990) e o seu cão Duque.

Duque e Martinelli participaram dos filmes de Mazzaroppi rodados em São Bernardo na primeira metade da década de 1950. E esta página Memória, no seu nascedouro, 31 anos atrás, recebeu do próprio Martinelli várias imagens daquelas participações. Sobre a presença do cão Duque, reunimos 20 fotos.

Jordano Martinelli fez muitas pontas nos filmes da Vera Cruz, mas o astro principal era o seu cão Duque, nascido em 1947 e cujos ossos ele guardou até falecer, imaginando que São Bernardo pudesse ter um museu do cinema nacional. Ledo engano.

Tampouco, Martinelli jamais levou adiante o seu plano de incendiar o acervo que guardara da Vera Cruz, caso não recebesse apoio para que o museu saísse. Ele amava demais todo aquele material para pôr fim ao mesmo. Ficaram os filmes, as histórias e os registros, um deles a participação nos desfiles das escolas de samba paulistanas.

Em 1989, garboso, Jordano Martinelli desfilou como destaque da Rosas de Ouro, já sem o seu amigo Duque. Memória fotografou o clipe produzido como chamada pela Rede Globo. As cenas aconteceram na chácara do Martinelli, no Jardim Silvina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;