Palavra do Leitor Titulo
As ameaças móveis

Novos malwares (software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio...

Por Dgabc
20/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Novos malwares (software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita) móveis chegam às manchetes todos os dias. A maioria deles usa o DNS (Sistema de Nome de Domínio, na sigla em inglês) para se comunicar. Essas ameaças são reais, sobretudo com o aumento significativo de infecções capazes de roubar a identidade de usuários de telefones móveis. Como resfriado ou vírus, dispositivo infectado cria condições para que outros sejam contaminados. Só que em vez de espirro, é através de SMS.

Desenvolvedores utilizam as mesmas técnicas da engenharia social (como, por exemplo, espalhando-se através das listas de contatos dos usuários) para espalhar os malwares. Com a proliferação de smartphones e o amadurecimento do mercado de publicidade móvel, as possibilidades de lucro são maiores e incentivam os hackers a desenvolverem ameaças mais complexas. Como existem diversos sistemas operacionais móveis e ampla variedade de dispositivos, os aplicativos antimalwares por si só não são soluções eficazes.

O DNS é tecnologia funcional para navegar na web, facilitando o uso da internet e eliminando a necessidade de digitar longas sequências de números (endereços IP) para acessar o conteúdo, traduzindo números em palavras. Com o tempo, o DNS tornou-se frequentemente esquecido, mas é essencial para o funcionamento da rede. Como a atividade em rede tem avançado, o DNS evoluiu para ser ferramenta eficiente de infraestrutura, orientando as operações de alto desempenho.

Essas informações podem ser analisadas para detectar e minimizar as atividades suspeitas, já que permite abordagem baseada em rede para fazer a prevenção, independentemente do dispositivo infectado. Assim, as soluções criadas permitem que as operadoras de telefonia móvel ofereçam aplicações de segurança com base na rede DNS pré-existente. Esses aplicativos podem realizar uma série de funções, como alertar sobre sites potencialmente perigosos. Comparada a outras soluções, a utilização do DNS é opção mais rentável e permite tempo de resposta menor - benefícios importantes para a operadora móvel e seus assinantes. A capacidade de proteção do DNS deve ser parte da cartilha de segurança do operador de celular moderno, porque o problema de malwares móveis só tende a piorar antes de melhorar.

Craig Sprosts é bacharelado pela Universidade Estadual de Nova York, possui MBA pela Sloan School of Management, gerente de soluções de banda larga fixa e supervisor mundial de marketing de produtos.

Palavra do Leitor

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Arteplural; Fernanda Teixeira; Adriana Balsanelli; Douglas Picchetti; Helô Cintra; Renato Fernandes; Sandra Polaquini; Nair Teixeira; Rodolfo Almeida; Faresak Comunicação; Arleyde Caldi e equipe; Link Portal da Comunicação; Adenilde Bringel; Secovi-SP (Sindicato da Habitação); NB Press; Thamiris Silva; Fundação CTI-NE; Vania Nascimento; Danielle Novis; Roberto Pereira; Discovery Networks Brasil; Green Multicom + Eventos; Oficina da Comunicação Integrada; Nina Marciano Comunicações; HD Press Assessoria de Comunicação; Leandro Lopes; Ateal Comunicação; Tatiana Tega da Fonseca; MP & Rossi Comunicação Integrada; M. Free Comunicação; Roberta Provatti; S de Samba.

Pesquisas

Se a eleição presidencial fosse hoje, o PT teria dois nomes com chance de vencer no primeiro turno. Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva têm no momento mais intenções de voto do que todos os possíveis adversários somados, aponta pesquisa Datafolha feita na quinta-feira. Diante dessa notícia, só posso concluir que ou certas pesquisas não são verdadeiras ou que o povo realmente está sem nenhum conhecimento no que se refere ao cenário político do Brasil. Estou perplexa!

Rosângela Caris

Mauá

Guardiões

A respeito da reportagem ‘Guardiões da história, museólogos são raros na região', escrita pela jornalista Andressa Dantas (Setecidades, dia 17), tenho a esclarecer que sou museólogo da Prefeitura de Santo André desde 1982, trabalhando incansavelmente pela instalação e desenvolvimento de atividades técnicas relativas ao Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa que, devido ao grande respeito junto à população, vem proporcionando a cada dia ótima demanda em número de doações, como fotografias, objetos, documentos escritos e outros, que agregam importância para a composição da história e memória de Santo André e do Grande ABC. Esclareço que não estou aposentado, como foi erroneamente informado à jornalista pela Prefeitura de Santo André. Desta maneira, na condição de museólogo, coloco-me à disposição para qualquer informação que diz respeito à profissão de museólogo, tendo sido eu o primeiro museólogo formado da região.

Wilson Roberto Stanziani de Souza

Santo André

Xadrez

Referente ao comentário do leitor Erinaldo da Silva Santos (Termomecânica, dia 14), sugiro à empresa que inclua no currículo da escola a prática do jogo de xadrez como matéria regular de ensino. Os benefícios são vários. Um deles é o de minimizar e controlar o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade). Conheci um jovem com TDAH que conseguiu eliminar o seu tratamento, à base de remédios, praticando o xadrez de forma rotineira na sua vida. Aos pais também fica a recomendação.

Charles França

São Bernardo

Cartão BOM

Muito boa a notícia de que o cartão será aceito nos trens da CPTM. Sugiro que implantem também próximo à Estação São Caetano um posto de recarga do cartão. Há várias bilheterias no terminal rodoviário, próximo à estação ferroviária e nenhuma faz a recarga do Cartão BOM, o que dificulta a vida do usuário, pois ele tem que se dirigir a outro bairro para poder fazer a recarga.

José Carlos Alarca

São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;