Economia Titulo
Começa hoje o
horário de verão
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/10/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


Começa à meia-noite de hoje o horário de verão e, como de costume, a população deve adiantar em uma hora os relógios, de 0h para 1h. Instituído por decreto (de setembro de 2008), a mudança tem como objetivo principal o aproveitamento da luz natural, para a economia de energia e também o incentivo ao uso racional da eletricidade.

A AES Eletropaulo estima que, no período de duração do horário de verão - que vai até a 0h de 26 de fevereiro, ou seja, serão 133 dias -, terá redução de demanda de 5% no horário de pico. Isso equivale a 170 MWh que deixarão de ser consumidos na região metropolitana de São Paulo, área de atendimento da concessionária. Isso seria suficiente para iluminar, por um mês, as cidades de São Caetano e Diadema juntas, diz o gerente de operações da concessionária, Alexsandro Alves.

Para o consumidor, a economia deverá ser semelhante, ou seja, de até 5%, apenas com a menor utilização da iluminação elétrica, pelo aproveitamento da luz natural, assinala o professor Reinaldo Lopes, do curso de engenharia elétrica da FEI. Ele acrescenta que, imbuídas da disposição de reduzir o consumo e com algumas atitudes práticas, as famílias poderão diminuir ainda mais esses gastos.

ORIENTAÇÕES ­­- Há várias dicas para o consumidor que quer diminuir suas despesas com a conta de luz. Uma sugestão é acumular a roupa suja para usar a carga máxima da lavadora, e também passar a maior quantidade possível de roupas de uma só vez. Segundo Lopes, toda vez que se liga e desliga equipamentos que têm resistência de aquecimento gera mais gasto. Ele acrescenta que a troca da lâmpada incandescente pelas de LEDs é vantajosa, pois estas gastam só 10% do total das comuns. No caso das fluorescentes, o gasto é 60% menor.

No site da Eletropaulo, constam outras orientações. Uma atitude simples e que dá resultado, segundo a empresa, é não deixar os aparelhos em standby, que chega a responder por 15% a 40% do consumo desses equipamentos.

Outra dica é usar o chuveiro elétrico, em dias de calor, na posição verão. Estima-se que ele representa de 25% a 30% da conta de eletricidade de uma casa. Nessa posição, o consumo será 30% menor.

Além disso, são importantes os cuidados com os aparelhos - como fazer a revisão da vedação de borracha da geladeira. Isso evita que o frio saia e que o calor de fora entre, o que exigirá que a geladeira trabalhe mais para resfriar, aponta o Instituto Akatu.

EXPLICAÇÃO - Segundo especialistas, o horário de verão é adotado todos os anos nesta época por causa do aumento na demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora. (com AE)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;