Diarinho Titulo Curiosidade
Quanto tempo demora para fazer um filme?

Grande parte das produções brasileiras passa por diversos festivais antes de estrear oficialmente

Por Luís Felipe Soares
10/06/2018 | 07:06
Compartilhar notícia
EBC


O desenvolvimento de um filme é dividido em diferentes etapas. Cada uma corresponde a fases importantes que vão além de simplesmente juntar atores em cenários e gravar suas atuações de acordo com roteiro (história com detalhes de cenas, ambientes, sentimentos e falas) aprovado. Tudo é tão trabalhoso que longa-metragem comum pode levar um ano para ser finalizado.

Como grande parte das obras nacionais é feita a partir de editais (seleção que viabiliza financeiramente projetos de diversos temas, casos de audiovisual e quadrinhos), a pré-produção se desenrola atrás da captação de recursos necessários, com média de seis meses para que tudo seja resolvido e a obra comece a tomar forma. Já a produção, que corresponde às gravações, leva de um a dois meses de atividades. 

Após o filme ser ‘rodado’, é hora do trabalho de edição, onde as cenas gravadas precisam ser reunidas de maneira a apresentar a história que o diretor deseja contar. Detalhe que o desenvolvimento de uma produção não ocorre na ordem mostrada no produto final, não sendo gravada como começo, meio e fim. Para isso podem ser necessários mais seis meses. Ao mesmo tempo, também são realizadas a criação musical e correções de cores das imagens.

As três áreas essenciais para que a obra ocorra são os departamentos de direção, direção de fotografia (trabalhando atrás das imagens necessárias) e direção de arte (com a ideia artística por trás dos elementos da história). São eles que trabalham a parte estética para que, depois, a montagem das cenas crie toda a narrativa na tela.

São poucos os filmes prontos que contam com estreias em salas comerciais, como as encontradas em shoppings. Muitos participam de festivais de cinema, sendo que o bom recebimento nos eventos e possíveis premiações ou menções honrosas dão currículo para que o projeto encontre espaço na agenda do público em geral ao lado de atrações hollywoodianas. Essa etapa itinerante pode ocorrer ao longo de meses.

Pergunta de Lucas Toledo Porfirio, 10 anos, de São Caetano.

Consultoria de Vebis Junior, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;