Diarinho Titulo
Agenda da semana
Do Diário do Grande ABC
18/04/2010 | 07:33
Compartilhar notícia


19 DE ABRIL é o Dia do Índio porque foi nesse dia, em 1940, que ocorreu o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México, com objetivo de definir uma data para debater os assuntos ligados a esse povo. Assim como no resto do mundo, os índios brasileiros ocupavam o País antes dos colonizadores. Na época em que os portugueses chegaram aqui, em 1500, existiam entre 1 milhão e 10 milhões; hoje restam cerca de 730 mil descendentes. Eles estão espalhados por todos os cantos do planeta. Os que vivem no continente americano são chamados de ameríndios; os originários da Oceania (Austrália, Nova Zelândia e demais ilhas do Pacífico), aborígenes. Em todos, a chegada do ‘homem branco' contribuiu para seu desaparecimento, influenciando sua cultura e transmitindo doenças.

21 DE ABRIL é o aniversário da Capital do País, Brasília, que completa 50 anos. Durante a construção, os trabalhadores descobriram algo bem legal: oito ratinhos que eram desconhecidos pelos biólogos. Eles tinham pelo castanho-alaranjado com listrinhas pretas, cauda curta e peluda. Foram batizados de Juscelinomys candango, em homenagem aos operários que eram chamados de candangos e ao presidente Juscelino Kubitschek, que ordenou a construção da nova Capital Federal; antes era o Rio de Janeiro. O triste é que desde então ele nunca mais foi visto na natureza. Para os estudiosos, a construção da Capital contribuiu para seu desaparecimento. O Museu Nacional do Rio de Janeiro guarda as peles e os ossos desses oito ratinhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;