Setecidades Titulo
Festa com sabor e sotaque gaúchos em S.Bernardo
Do Diário do Grande ABC
15/10/2004 | 09:08
Compartilhar notícia


Os sabores e aromas de arroz tropeiro e do amargo chimarrão misturados ao sotaque e expressões peculiares do gaúcho - como bá e tchê - vão dominar o Pavilhão de Exposições Vera Cruz, em São Bernardo, a partir desta sexta até o próximo fim de semana, durante a Feira de Tradições Gaúchas promovido pelo CIE Eventos. O evento vai reunir 120 expositores com atrações artesanais, roupas e acessórios, selaria e culinária típicas, além de grupos das mais tradicionais manifestações folclóricas do Estado, como as danças da Chula e do Facão. Cerca de 70% dos participantes são representantes de comércios e indústrias do Rio Grande do Sul.

As raízes gaúchas no Grande ABC vão ser representadas por participantes do Centro de Tradições Gaúchas Meu Pago (Minha Terra Natal), de Diadema, o primeiro centro na Região Metropolitana, inaugurado em 1983, e que abre ao público todo segundo domingo de cada mês, com a promoção de festas típicas. "Nesse evento, vamos apresentar a tradicional chula. Só não temos ainda o dia definido", disse o presidente da entidade, Moacir Fagundes.

A chula é uma dança praticada só por homens, que sapateiam em volta de uma lança colocada no chão. A coreografia nos séculos XVIII e XIX relacionava-se a um desafio de amor.

Bombachas - Segundo Romeu Fregonese Júnior, 31 anos, diretor artístico da CBTG (Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha), o público ainda vai poder conferir danças do século XVIII até o início do século passado, em que peões vestidos com bombachas (calças muito largas, típicas do vestuário gaúcho) e as mulheres com coletes e saias revelam uma das danças do folclore brasileiro.

"Durante a feira, ainda haverá apresentações da dança do Facão, que também só é executada por homens. Eles imitam um desafio entre adversários com facas, que, segundo algumas versões, fazem menção à época da farroupilha (Guerra dos Farrapos - revolta civil de gaúchos contra o império), de 1835 a 1845", explica ele. Os dançarinos vão realizar suas performances ao som de músicos tradicionais com os seus acordeãos e pandeiros, além de música eletrônica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;