Setecidades Titulo Facilidade
Idosos a partir de 65 anos terão cartão de ônibus em Sto.André

Usuários do sistema municipal de transporte terão acesso aos coletivos pela porta da frente; cadastro começa na segunda-feira

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
03/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A partir de segunda-feira, idosos com 65 anos ou mais poderão embarcar pela porta da frente em ônibus municipais de Santo André e passar pela catraca – e não mais ter de mostrar documento de identidade e subir nos coletivos em meio aos passageiros que desembarcam. A medida, que atende antiga reivindicação da população, foi anunciada ontem pela Prefeitura durante o lançamento do Cartão Prioridade.

O bilhete possibilitará que passageiros sigam utilizando o serviço de forma gratuita, no entanto, com maior comodidade, destaca o prefeito Paulo Serra (PSDB). “Nosso objetivo é dar dignidade a esse público. Acabou essa história de que em Santo André idoso entra pela porta do fundo. A partir de agora, todos vão entrar pela porta da frente, passar pela catraca, e ter o tratamento que deve ser regra no serviço público”, afirma.

Para obter o Cartão Prioridade, moradores da cidade com idade a partir de 65 anos deverão fazer cadastro em posto móvel da Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André), que será instalado no saguão do Teatro Municipal, no Paço de Santo André, na Praça 4º Centenário, no Centro.

A força-tarefa esquematizada pela administração começa na segunda-feira e vai até 6 de abril. Neste período, os moradores interessados deverão comparecer ao local, das 9h às 17h, munidos de documento original com foto e comprovante de residência atual. A emissão do cartão, que ficará pronto na hora, será feita de forma gratuita.

“Será um atendimento rápido e simples. Teremos cerca de 100 cadeiras, 12 guichês, além de funcionários preparados para sanar todas as dúvidas dos usuários”, explica Rebeca Roca, responsável pelo setor administrativo da Prefeitura. A estimativa da administração é a de que 35 mil usuários façam o cadastro para obter o Cartão Prioridade.

Depois do dia 6 de abril, o bilhete será emitido apenas no posto da Aesa, localizado no Grand Plaza Shopping, na Avenida Industrial, 600, bairro Jardim.

Segundo a Prefeitura, idosos que optarem por não fazer o cartão continuarão a ter acesso aos coletivos pela porta traseira de forma gratuita, conforme prevê a Constituição.

Atualmente, idosos representam cerca de 17% das gratuidades concedidas pelo município. Em média, são 176 mil acessos por mês de usuários com idade entre 60 e 64 anos – que, neste caso, utilizam o Cartão Melhor Idade. “Com a criação do novo cartão, passaremos a enxergar melhor também esse público acima de 65 anos”, explica o secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Edilson Factori. “O embarque pela porta dianteira também agilizará o tempo de parada dos coletivos”, considera.

Na avaliação da secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Andrea Brisida, a medida possibilitará ainda a diminuição das fraudes no sistema. “Hoje o idoso apresenta o RG e o motorista não tem a menor condição de olhar o documento para comprovar se ele tem 65 anos ou não. Tem gente que aproveita a deixa para embarcar sem pagar a tarifa. A implantação do cartão vai trazer melhoria ao sistema em relação à diminuição de fraudes e evasão da receita”, ressalta.

 

Prefeitura inicia pente-fino nas gratuidades do serviço de ônibus

De acordo com o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), a implantação do Cartão Prioridade possibilitará à administração municipal o início de pente-fino no sistema de gratuidades do transporte público da cidade. Atualmente, estudantes das redes pública e privada, além de idosos com idade acima de 60 anos são contemplados com o benefício.

A ideia é que com o cadastro dos idosos com idade a partir de 65 anos, a Prefeitura consiga identificar possíveis irregularidades no sistema. Paulo Serra destaca que a partir do andamento desta discussão será possível ainda pensar na melhoria do serviço. “Que o sistema precisa de financiamento a gente sabe, mas essa discussão tem de ser feita também com a melhoria do serviço e não somente ter uma discussão econômica”, avalia o chefe do Executivo. Ele declarou, ainda, não ter posicionamento sobre possível reajuste da tarifa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;