Política Titulo Ex-vice-prefeita
Oswana Fameli é eleita ouvidora de Sto.André

Ex-vice-prefeita obteve seis votos no processo de escolha; pleito foi esvaziado

Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
01/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em uma eleição esvaziada, na qual apenas metade das entidades credenciadas votou, a ex-vice-prefeita de Santo André Oswana Fameli (PMB) foi eleita, ontem, como a nova ouvidora municipal.

No pleito, a empresária teve seis votos, contra dois de Alexandre Vieira e um de Thiago Aguiar. Vanderlei Retondo, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Aidan Ravin (PSB), por sua vez, não foi votado.

Oswana recebeu aprovação do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Conselho Municipal da Cultura de Santo André e dos conselhos municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e Adolescente e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Após o pleito, Oswana reconheceu que o processo eleitoral poderia ter sido melhor e descartou ter recebido apoio do governo do prefeito Paulo Serra (PSDB) – Oswana foi número dois no governo de Carlos Grana (PT), rival do tucano no segundo turno do pleito do ano passado.

“O processo para os candidatos foi doloroso, pela tramitação toda, da organização do colegiado, mas terminou. Neste período eu ouvi de tudo e descobri coisas a meu respeito que nem eu mesma sabia. A partir de agora sim, vamos construir projetos, um planejamento estratégico e também convidaremos o Legislativo e a sociedade para participar da ouvidoria”, comentou.

A ex-vice-prefeita defendeu que no futuro seja feito algum tipo de revisão no colegiado da entidade. “Penso que sim. Quando fui secretária de Desenvolvimento Econômico conseguimos mudar o formato do conselho. É preciso fazer pesquisa sobre quem está efetivamente representando a sociedade e quem quer fazer parte. Temos entidades que não existem mais, por exemplo.”

Oswana também relatou que pedirá a desfiliação do PMB, já que pela legislação da ouvidoria, o titular não pode fazer parte de agremiações políticas. A nova ouvidora era cotada para disputar as eleições deste ano para deputada. Ela ainda analisa, entretanto, se pedirá afastamento do cargo de vice-presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

O mandato do ouvidor tem duração de dois anos, podendo ser renovado por igual período. Para este ano, o orçamento da ouvidoria tem a previsão de chegar a R$ 529 mil.

A escolha da nova ouvidora, que assume o cargo no dia 14 de março, em substituição a José Luiz Ribas Júnior, foi marcada por discussões e desistências entre as entidades que possuem direito a voto.

O Diário mostrou que o antigo representante do Fórum da Cidadania do Grande ABC Waldir Nicoluche foi denunciado na Justiça pelo Conselho Municipal de Educação. Nesta semana, ele renunciou ao posto e o fórum não indicou substituto, ficando fora do processo eleitoral. Além disso, o Comugesan (Conselho Municipal de Gestão Ambiental) também optou por não participar da eleição, por defender o adiamento do calendário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;