Economia Titulo
Funcionários da Caixa entram em greve
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
03/10/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Os bancários da Caixa Econômica Federal decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de hoje. Em assembléia realizada na noite de terça-feira, os funcionários do banco estatal do Grande ABC recusaram a proposta salarial por avaliarem estar abaixo do ano passado e até da oferta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

Já os trabalhadores dos bancos privados e do Banco do Brasil aprovaram a oferta de aumento de 6% nos salários, 13ª cesta alimentação e ainda as PLRs apresentadas.

“Não sou a favor da greve de um banco só. Prefiro a campanha unificada como temos feito todos os anos, mas não tivemos opção porque apenas nós da Caixa ficamos de fora de um acordo melhor do que o ano passado”, explica Maria Rita Serrano, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Segundo a dirigente, o que desagradou os funcionários da instituição financeira pública foi apresentar uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) inferior a do ano passado.

“Hoje (terça-feira) eles ainda passaram um e-mail nas agências fazendo a projeção de quanto cada um ia ganhar de PLR. O trabalhador só fez as contas e viu que é um terço do valor do ano passado e também está abaixo da proposta da Fenaban que eles afirmaram que acompanhariam”, explica Maria Rita.

A desculpa apresentada pela Caixa, segundo a dirigente, é que se a PLR fosse paga seguindo as regras de 2006, a empresa pagaria 22% de seu lucro líquido em PLR, o que traria problemas com os órgãos que regulamentam as estatais.

No entanto, no ano passado, a porcentagem foi de 18%, também acima do permitido pelo Tribunal de Contas da União (12%), mas autorizado pelo Ministério da Fazenda.

Com isso, as 37 unidades da Caixa no Grande ABC estarão fechadas hoje, assim como em São Paulo. Segundo a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), greve na Caixa será em todo o País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;