Política Titulo
Dona Maria, 23 anos servindo café
Por Renan Cacioli
Do Diário do Grande ABC
13/03/2006 | 07:53
Compartilhar notícia


Adernide Maria de Moraes, a Dona Maria, 72 anos, trabalha na Prefeitura de Mauá desde 1976. Há 23 anos é responsável por uma tarefa que, tirando a simplicidade aparente, carrega enorme importância: é ela quem, diariamente, leva o café para o prefeito. Seja na hora em que chega, ou durante reuniões com líderes de governo, a copeira do gabinete do atual chefe do Executivo, Leonel Damo (PV), acaba participando indiretamente das conversas mais secretas dos políticos da cidade.

"Nunca derramei café em prefeito", gaba-se Dona Maria, que, apesar de estar em contato constante com a autoridade política máxima do município, garante não dar palpites, mesmo com a liberdade que possui junto ao prefeito. "Converso com ele sobre família e diversas outras coisas, mas não critico nada", diz a copeira, que já serviu Amaury Fioravante (1973-1976, e depois de 1989 a 1992), Dorival Rezende da Silva (1977-1982), o próprio Leonel Damo – durante a primeira passagem dele pelo Executivo (1983-1988) –, José Carlos Grecco (1993-1996), Oswaldo Dias (1997-2004), e Diniz Lopes (de janeiro a dezembro de 2005). "Aprendi com todos eles. Mas com o Amaury, o Grecco e o Leonel tinha mais intimidade", revela a funcionária mais antiga da Prefeitura.

Além de preparar a bebida com extrema cautela para que nada saia errado no gosto final, Dona Maria ainda precisa ficar atenta aos horários certos para entrar na sala do prefeito e servir-lhe o cafezinho. Normalmente, a primeira leva ela faz logo que chega ao prédio da Prefeitura, às 7h. E não é só o prefeito quem o saboreia. Funcionários batem cartão na copa do gabinete para garantirem uma xícara. "Não tem café igual", garante o secretário de Administração, Antonio Bertucci.

Quando encerra o expediente, por volta das 17h, a copeira já serviu quase 100 xícaras de café. A retribuição vem em forma de carinho de cada funcionário da Prefeitura. "O prédio inteiro já me conhece. Todos gostam do meu café", garante Dona Maria, que não pretende largar tão cedo a profissão.

Homenagem – Tanta dedicação à copa do prefeito garantiu à Dona Maria uma homenagem no dia 8, Dia Internacional da Mulher. Em cerimônia realizada no Teatro Municipal, ela recebeu o título de Mulher de Destaque 2006. Honras merecidas para quem começou trabalhando na parte da limpeza, e há tanto tempo é responsável por proporcionar aos chefes do Executivo os raros momentos de relaxamento ao longo do dia. "Tenho prazer em fazer o que faço", orgulha-se a copeira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;