Memória Titulo
Testemunhas da transformação
Ademir Medici
22/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Elas assistiram de perto, dia a dia, do alicerce à cobertura, a construção do Paço de Santo André.

Mais: várias delas testemunharam os últimos dias e participaram das últimas aulas do antigo Américo Brasiliense, que ficava na Avenida Portugal, onde está a agência central dos Correios.

Mais ainda: várias delas também inauguraram o novo e portentoso edifício da Escola Américo Brasiliense, entre 1962 e 1963. E ali estudaram. E ali se formaram. E ali fizeram o curso de especialização, transformando-se em excelentes professoras.

São as moças da foto. Elas e demais colegas do curso de Magistério, turma de 1967, organizam um reencontro. Reunião de confraternização. Para relembrar a juventude. Para abraçarem-se. Para colocar a conversa em dia.

O encontro está marcado para 4 de novembro, um sábado, às 19h, no Restaurante São João, que fica na Rua Guilherme Marconi, 421, na Vila Assunção, em Santo André.

A organizadora, professora Maria Aparecida Borges de Freitas, deixa os seus telefones para as devidas inscrições: 4438-3048 e 98217-2020. E pede aos colegas que levem fotos daqueles anos dourados. Memória promete publicá-las. E, com alegria, relacionamos os nomes daquela gente bonita, dos professores e dos formandos.

 

OS PROFESSORES

Amasília Mantovani de Morais, Anna Virgínia Vicentini, Antonio Maria L. Bechelli, Aracy Ferreira Leite.

Enide Barbosa Fernandes

Francisco A. de Oliveira

Iris Bittencourt de Souza, Iris Junqueira Dornellas

José Lazzarini Junior

Lincoln Etchbeere Junior, Lourdes Antunes Matiello

Maria Aparecida Cotin, Maria Cecília F. Souto, Maria Cenise F. Figueiredo, Maria Fernanda G. S. Santos, Maria Helena Bacchi, Maria Inês Fontinatto, Maria do Patrocínio Ribeiro, Maria Rita de Mello, Maria Rosa da Silva, Marina de Lourdes Seber, Maura Helena Conceição

Neyde Freire Marcondes

Thereza de Oliveira Barros, Therezinha T. C. Armani (Tereca)

Yone Galcotti

AS FORMANDAS

Adelina Maria do Prado, Agmilda Alário, Alcilea Gaddini da Silva, Amabile Maria Boschetti, Ana Duarte, Ana Maria Giordani, Ana Maria Marquioro, Ana Maria C. Custódio, Ana Maria Neves, Ana Maria de Souza Barbosa, Ana Maria Muñoz, Aurora Kakisaka, Arlete Marques Ayres Breves.

Carmen Lúcia Ceneviva, Carmen Lúcia Braga Siqueira, Célia Iolanda de Campos, Ciomara A. Machado, Clanira Leoni de M. Gomes, Cleida Jacira Coppini.

Continua (afinal, só estamos na letra ‘C’)...

 

Semana da Autonomia de São Caetano: 1948-2017

Depoimento: João Dal''Mas (*)

 

Na Câmara Municipal de Santo André levantavam-se as vozes a favor e contra a emancipação de São Caetano. E aí soubemos quais os elementos a favor e contra.

Dos dez vereadores eleitos por São Caetano, somente quatro propugnaram pela emancipação. E os identificamos muito bem quando Santo André entendeu de cassar os mandatos dos quatro. Os outros seis deram seus votos favoráveis ao projeto de resolução de expulsão dos companheiros autonomistas: Lauro Garcia, Antonio Dardes Neto, o saudoso Anacleto Campanella e a pessoa que neste instante está, modestamente, falando.

 

NOTA DA MEMÓRIA

João Dal’Mas, ético, elegantemente, preferiu não relacionar os nomes dos vereadores de Santo André, eleitos por São Caetano, que foram contra a autonomia.

O Diário, na mesma edição de 1977, deu os nomes: Eduardo Ferrero, João Rela, Armilindo Franchini, Verino Ferrari, Geraldo Benincasa e Albino da Rocha.

 

MEDALHAS

Agora podemos divulgar, pois a surpresa já passou. Ontem, na Câmara de São Caetano, foram distribuídas 69 Medalhas dos Autonomistas, iniciativa direta do presidente do Legislativo, professor Pio Mielo, que redescobriu a criação oficial da outorga, aprovada em 1977.

Os contemplados: Adilson Paulo Dias, Anderson Luiz de Almeida Penteado, Antonio Carlos Henriques, Antonio Carlos Palandri Chagas, Antonio Julio Pedroso de Moraes, Beatriz de Carvalho Alves, Benedito Carlos de Oliveira Junior, Celso Amancio, Claudia Aloia.

Continua

 

(*) Depoimento gravado no Diário em 1º de julho de 1977.

 

Diário há 30 anos

 

Quinta-feira, 22 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6579

Primeira Página – O governador Orestes Quércia acha viável a criação de uma universidade estadual no Grande ABC. A declaração foi dada durante sua visita a São Bernardo, quando inaugurou a primeira oficina pedagógica para professores.

Capital & Trabalho – Autolatina (VW e Ford) demite 2.000 funcionários.

Memória – Indústria White Martins, de Piraporinha, em Diadema, conserva capela, conforme foto de João Colovatti.

Polícia – Mortes misteriosas preocupam a PM da região.

 

Em 22 de outubro de...

1917 – Ao lado da sua família, José Cesário da Silva Bastos inicia temporada de recreio em sua chácara de Santo André.

Cesário Bastos (São Vicente, 1849 – São Paulo, 1937) foi figura de realce na política de Santos e São Paulo. Entre tantos cargos, foi senador estadual, contemporâneo ao senador Flaquer. Em Santo André, é nome de rua e de bairro, a Vila Bastos, um dos mais antigos bairros locais.

1977 – Rua Assis Brasil, na Vila Floresta, em Santo André, passa a ser rua de lazer aos domingos.

 

Hoje

Dia Internacional do Radioamador

Dia Internacional de Atenção à Gagueira

 

Santos do Dia

Donato

Josefina Leroux

Maria Salomé

Melânio

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 22 de outubro:

Em São Paulo, Mogi Mirim

Em Rondônia, Alta Floresta D’Oeste

No Amapá, Amapá

No Rio Grande do Norte, Areia Branca e São Francisco do Oeste

No Rio Grande do Sul, Balneário Pinhal, Barra do Quaraí, Boa Vista do Sul, Capivari do Sul, Caraá, Cerrito, Chuí, Dilermano de Aguiar, Fazenda Vilanova, Itaara, Maçambará, Novo Cabrais, Sete de Setembro, Tabaí, Toropi, Turuçu, Vacaria, Vale Verde e Vila Lângaro

No Amazonas, Boca do Acre

Em Santa Catarina, Braço do Norte

Em Sergipe, Brejo Grande

No Paraná, Cambira, Foz do Jordão, Santana do Itararé e Serranópolis do Iguaçu

Na Bahia, Ibicaraí

No Mato Grosso do Sul, Chapadão do Sul

Na Paraíba, Desterro

Em Minas Gerais, Martins Soares, Oratórios, Pedra Bonita, União de Minas e Varjão de Minas

No Espírito Santo, Muqui

No Pará, Salinópolis

No Ceará, Solonópole

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;