Nacional Titulo
Brasil boicota Congresso Mundial sobre Aids no Uruguai
Da AFP
04/12/2003 | 08:24
Compartilhar notícia


O governo brasileiro decidiu não enviar delegados ao Congresso Mundial sobre Aids que está sendo realizado em Punta del Este (140 km a leste de Montevidéu). Segundo a diretora do evento, Hilda Abreu, não há qualquer explicação sobre a ausência dos representantes brasileiros.

"Pedi uma entrevista ao ministro brasileiro da Saúde (Humberto Costa) para saber os motivos desta ausência, mas ele não me recebeu", destacou Hilda Abreu, que diante do silêncio do governo brasileiro, soube da decisão pela Internet.

"Há alguns meses fui a Brasília negociar o apoio brasileiro. Me confirmaram a presença de centenas de técnicos e, inclusive, prometeram apoio financeiro". Esta atitude do Brasil "gera uma profunda dor".

Segundo Hilda Abreu, a decisão pode ter sido provocada pelo fato de o Brasil, pioneiro no combate à Aids, não ter sido escolhido para sede do primeiro evento deste tipo na América Latina.

"O Brasil queria ser a sede, mas a Argentina propôs o Uruguai como sede alternativa, por sua segurança e infra-estrutura". "A União Internacional contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis acabou nos escolhendo. Isto provocou protestos, principalmente do Rio de Janeiro".

O Congresso Mundial sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis reúne cerca de 800 especialistas em Punta del Este desde a terça-feira passada e prosseguirá até 5 de dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;