Memória Titulo
O Dia do Trabalhador celebrado em 1938

"Philadelpho Braz (1926-2009) era um amigo de muitos, certamente. Pouco temos a dizer diante da perda de amigos. Lembro-me da...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Philadelpho Braz (1926-2009) era um amigo de muitos, certamente. Pouco temos a dizer diante da perda de amigos. Lembro-me da frase de Guimarães Rosa: 'O mundo é mágico. As pessoas não morrem, ficam encantadas'."

Suzana Kleeb, historiadora do Museu de Santo André.

* * *

Ao lado da bandeira brasileira, a bandeira do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, ambas sustentadas por senhoritas vestidas de branco. E a cidade celebrou o 1º de maio de 1938, chamado pelos próprios sindicalistas como Dia do Trabalho - hoje o movimento sindical prefere dizer: "Dia do Trabalhador".

A data, 71 anos atrás, foi comemorada com missa na ainda em construção igreja do Carmo, futura catedral. Os músicos provavelmente sejam da Lyra de Santo André.

A foto é uma das 1.500 que o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André entregou à página Memória, tema do programa "Memória na TV" desta semana do DIÁRIO ONLINE.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 23: o movimento sindical. Entrevistado: Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Editor do DIÁRIO ONLINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Uma audição com Alvarenga e Ranchinho. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: Larry Clinton e orquestra; entre os cantores, John Pizzarekku e Linda Eder; amanhã: homenagem ao cantor negro Johnny Hartman. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". Lançamento de filme que fala do fim do mundo, "2012". Histórias do imaginário dos brasileiros sobre o fim dos tempos. Entrevista com o astrofísico Renato Silva Oliveira: ele instala planetários pelo Brasil afora. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". Um antigo programa de rádio: "Nossa luta por uma escola de samba" Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Demétrius, "Uma lágrima no rosto" (versão de Fred Jorge); Golden Boys, "Pensando nela" (versão de Rossini Pinto); da série jingles, Mappin, Leite Sol e Leite Glória; das trilhas da TV, "Jennie é um gênio". Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (87,5). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

ALMANAQUE

Geraldo Granela

Nascimento: Ibitinga (SP), 21 de novembro de 1934.

Vereador: 1983-88.

Partido: PT - PMDB.

Veio jovem para Santo André. Fez carreira profissional na Ford e integrou Comunidades Eclesiais de Base.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 21 de novembro de 1979

Movimento estudantil - Trezentos alunos de Filosofia da Fundação Santo André realizam passeata contra a cobrança de sobretaxa escolar. Estão em greve há 12 dias.

Na FEI, estudantes formam comitê contra o aumento das anuidades.

Cegonheiros - Greve completa cinco dias.

Editorial - Problemas do trânsito não tocam autoridades.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Nova legislação prejudica a Bolsa.

Música - Show nordestino em São Bernardo, com Dominguinhos, Oswaldinho e Trio Pajeú.

Clubes - Aramaçan conclui cobertura de seu novo salão de festa.

Polícia - Medicamento errado mata duas gestantes em Ribeirão Pires.

EM 21 DE NOVEMBRO DE...

1924 - Lúcio Cardoso Araújo, o jogador Jaú, do Independente FC, de Mauá, nasce em Santos. Ele faleceu em Mauá em 30 de novembro de 2002.

1934 - Morre o escritor brasileiro Coelho Neto.

1969 - Comediante Ankito estréia musical humorístico em Santo André em teatro improvisado na esquina das Ruas Justino Paixão e Fernando Prestes.

1979 - Congresso aprova emenda que extingue os partidos Arena e MDB.

MUNICÍPIO PAULISTA

Nazaré Paulista. Povoado em 1676, município em 1850, quando se separa de Atibaia. Celebra o aniversário no dia da devoção à sua padroeira

HOJE

Dia Mundial da Televisão, Dia Nacional da Homeopatia, Dia da Vida Religiosa de Clausura e Dia de dizer "Bom Dia". A data foi criada em 1973 por três irmãos americanos.

SANTOS DO DIA

Alberto de Lovaina, Celso, Gelásio I e Mauro.

Gelásio foi papa. Faleceu em Roma no ano 496.

Igreja celebra a apresentação de Nossa Senhora aos discípulos: "Minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;