Setecidades Titulo Santo André
Estudo de viabilidade econômica ficará pronto em novembro

Documento é único item pendente para Paço fazer concorrência para concessão da Vila Luzita

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 A Prefeitura de Santo André oficializou no sábado a contratação da empresa Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda para executar estudo técnico sobre os serviços de transporte público coletivo municipal e a elaboração de projeto básico e de proposta de viabilidade econômico-financeira relacionada ao sistema de transporte da região da Vila Luzita, em Santo André. O acordo, que deve ser assinado até o início da próxima semana, terá custo de R$ 1,2 milhão aos cofres públicos.

Segundo o Paço andreense, com o término do processo licitatório a expectativa é a de que a empresa vencedora entregue dentro de três meses proposta de viabilidade econômico-financeira sobre o sistema de transporte da região da Vila Luzita, único item pendente para que a Prefeitura inicie o processo de concorrência para concessão do sistema, hoje responsável por atender a 50 mil passageiros por dia.

Prevista para ser aberta em dezembro do ano passado, a concorrência está parada no Paço há oito meses no aguardo da confecção do documento que, na prática, fornecerá dados como o retorno financeiro da empresa que vencer o processo. A princípio, o acordo tem valor estimado em R$ 360 milhões, já que é baseado na receita tarifária projetada em seu período vigente.

Na segunda etapa do processo, cuja previsão é que seja iniciada em meados de novembro, o cronograma da Prefeitura projeta prazo de quatro meses para que seja elaborado estudo para a execução do plano de mobilidade para toda a cidade.

Neste item, a proposta é que o documento apresente necessidades de mudanças no sistema de transporte de ônibus municipal, envolvendo alterações de itinerários, conforme a demanda de cada bairro, criação de linhas, modernização de corredores, dentre outros tópicos.

Com o estudo em mãos, o prefeito Paulo Serra (PSDB) promete readequar o sistema de transportes à atual realidade do município.

Um dos tópicos citados por ele é que com a possível reabertura da Estação Pirelli da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – projeto em discussão com o governo estadual – linhas da Vila Luzita e região da Cidade São Jorge sejam alteradas com o objetivo de desafogar o trânsito em vias centrais da cidade.

Caso o cronograma de entrega do documento seja cumprido, a expectativa é a de que esses temas entrem em discussão já no primeiro semestre de 2018.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;