Economia Titulo
País defende tarifa atual para negociar a Alca
Das Agências
25/05/2002 | 00:15
Compartilhar notícia


O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota esclarecendo a posição brasileira em relação à tarifa-base nas negociações para a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). A nota, segundo a assessoria de imprensa, tem o objetivo de unificar as informações publicadas nestes últimos dias pela imprensa. O Brasil defende que a tarifa-base para a Alca sejam as tarifas aplicadas atualmente.

O governo esclarece que as posições defendidas pelo Brasil são as aprovadas pela Camex (Câmara de Comércio Exterior) e vários fatores foram considerados na decisão sobre as preferências tarifárias na Alca.

O Itamaraty acredita que, ao iniciar o processo de desgravação a partir da tarifa consolidada na OMC, o impacto inicial recairia sobre os produtos menos competitivos. "Em contraste, os produtos mais competitivos, que contam hoje com tarifas aplicadas reduzidas, ganhariam um colchão adicional de proteção às custas dos produtos mais sensíveis", diz a nota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;