Cultura & Lazer Titulo
'Tirando os Pés do Chão' reúne experiências amorosas
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
07/06/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Quando o dramaturgo Nelson Rodrigues criou a personagem Myrna, conselheira amorosa das páginas de um jornal na década de 1950, contou com o apoio de homens e mulheres apaixonados, que ilustravam suas dicas com tórridos casos de amor.

A Cia. Cênica Nau de Ícaros, hoje, em vez de transformar o amor de anônimos em letras para jornal, faz dessa experiência corpo e movimento, com o espetáculo Tirando os Pés do Chão, que estreia quarta-feira, no Sesc Consolação, em São Paulo.

Nascido de processo colaborativo feito com o público nas unidades da rede Sesc - inclusive em Santo André -, os intérpretes utilizaram série de perguntas publicadas na coluna, retiradas do livro Myrna - Não se Pode Amar e Ser Feliz ao Mesmo Tempo, como roteiro de perguntas para os participantes do processo.

Dança e circo são as principais expressões que os artistas usam para dar vazão às respostas oferecidas pelas pessoas entrevistadas. Como fantoches, os intérpretes conduzem as narrativas pelo viés físico e sensorial do amor, dando vivência à experiência de literalmente tirar os pés do chão que o estado traz. Gestos, imagens e corpos de diversos tipos apaixonados, entregues ao amor pelo outro, estão retratados no palco.

"Dividir e compartilhar o processo criativo do espetáculo com o público, e fazer com que esse processo, muitas vezes vivido de portas fechadas, acontecesse ali, junto e na frente de pessoas dispostas a escutar, falar e participar do fazer artístico, foi para nós o grande diferencial desse processo e da construção deste espetáculo", diz Erica Rodrigues, que dirigiu o trabalho.

Tirando os Pés do Chão - Performance teatral. No Sesc Consolação - Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo. Tel.: 3234-3000. 4ª e 5ª, às 21h. Ingr.: de R$ 2,50 a R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;