Cultura & Lazer Titulo
Araquém Alcântara faz noite de autógrafos no MIS
Por Mauro Fernando
Da Redaçao
30/07/2000 | 17:41
Compartilhar notícia


Depois do sucesso do livro Terra Brasil, de 1988, o fotógrafo Araquém Alcântara lança nesta segunda-feira e autografa no MIS (Museu da Imagem e do Som), em Sao Paulo, o livro Brasil Iluminado (DBA, 192 págs., R$ 88). A exposiçao com fotos da obra fica montada no local até 13 de agosto.

Brasil Iluminado é um belo registro da fauna, da flora e da gente brasileira. As imagens apresentam a estética crua da paisagem natural em contraste com o ambiente urbano desumanizado. O contato do homem com a natureza, e as ameaças a ela que ele representa, também estao sob o foco das lentes de Araquém.

O fotógrafo embrenhou-se país adentro para realizar um sutil trabalho de denúncia. Em tempos de 500º aniversário do Descobrimento do Brasil, percebe-se que há pouco o que comemorar quanto à preservaçao ambiental. Segundo Araquém, Brasil Iluminado mostra "parques nacionais nunca antes documentados, como o de Pacaás Novos, em Rondônia, e o da Serra do Divisor, no Acre".

O livro, editado no formato 27,5 cm x 31,5 cm, contém 120 fotos, das quais 40 sao em preto e branco. Os textos, em português e inglês, sao de Antonio Paulo Pavone, Otávio Rodrigues e Walter Firmo, além do próprio Araquém. Flávio Carvalho Pinto Sarno assina a direçao de arte.

Considerado atualmente o mais importante fotógrafo da natureza brasileira, Araquém publicou nove livros sobre temas ecológicos. Terra Brasil, o mais conhecido deles, é o primeiro registro visual de parques nacionais e já ganhou o status de referência bibliográfica obrigatória sobre o assunto.

Das exposiçoes individuais e coletivas que o fotógrafo realizou destacam-se Le Brésil des Brésiliens, no Centre Georges Pompidou, Paris, em 1983, e Terra Brasil, na Canning House Gallery, Londres, em 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;