Economia Titulo Aposentados
Governo descarta mudar reajuste de aposentados
Por Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
17/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Na reunião entre governo e a Cobap (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil) realizada ontem, a notícia não foi boa para os aposentados. O representante do Executivo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, falou que, dado o momento de crise pelo qual atravessam países na Europa, como a Grécia, "não há como acenar com novos direitos" à categoria, em referência ao reajuste maior pedido pelos aposentados que ganham acima do salário-mínimo, e também em função do desejo de acabar com o fator previdenciário, que corrói o valor a receber do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

"Vamos manter o reajuste da inflação que desde o governo Lula nós asseguramos aos aposentados. Por outro lado, a presidente Dilma Rousseff deixou claro que, havendo mudança na conjuntura, se houver crescimento melhor no segundo semestre, as negociações em torno de aumento real para as aposentadorias acima de um salário-mínimo poderão ser reabertas", explicou Carvalho. No encontro, o governo demonstrou que a prioridade é manter o ritmo da economia.

A pauta de reivindicações da categoria inclui, além da extinção do fator previdenciário, o reajuste e recuperação do poder de compra dos benefícios dos aposentados e pensionistas que recebem acima do mínimo (que neste ano viram a renda crescer 6,08%, contra os 14% de reajuste de quem ganha o piso, por conta da política de reajustes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;