Cultura & Lazer Titulo Exposição
Reunião de cliques
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
17/03/2012 | 07:02
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os fotógrafos Claudinei Plaza e Tiago Silva, do Diário, estão entre os selecionados da mostra FotoRetrospectiva 2011. A exposição reúne algumas das melhores imagens do ano passado e traz obras de fotojornalistas que registraram momentos únicos do cotidiano em suas lentes.

O trabalho da dupla poderá ser visto a partir de amanhã, quando o evento começa a agitar a programação do Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. Quem também está no evento é o fotógrafo Fernando Nonato, que fazia parte da equipe de profissionais do jornal na época.

Entre o acervo selecionado pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo estão também cliques de outros 53 escolhidos. Não faltam fotos sobre o mundo dos esportes, da política, da economia e do entretenimento, além de obras que lembram os marcos do noticiário no ano passado.

Além do trabalho obrigar a esses profissionais a estarem sempre atentos, uma dose de sorte sempre é bem-vinda. Foi o caso de Plaza, que conseguiu retrato poético sobre a cidade de Paris, na França. "Tinha tentado fazer uma imagem das gaivotas com a Torre Eiffel ao fundo. Quando uma delas passou, eu cliquei", diz o fotógrafo, que estava em férias na Europa na ocasião. "É aquela história de estar no lugar certo e na hora certa."

Ele se sentiu honrado por estar entre os escolhidos. "Acredito que é uma das minhas melhores fotos. Acho que essa tem boas chances em outros concursos também."

No caso de Tiago Silva, ele acompanhava pauta sobre crianças que visitavam asilos para contar histórias. Ao passar por um dos quartos, se deparou com a cena quase cinematográfica. "Percebi uma luz sobre a cama da idosa e achei todo o ambiente muito bom. Não podia perder a oportunidade."

FotoRetrospectiva 2011 - Exposição. A partir de amanhã, às 10h30. No Espaço Cultural Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - São Paulo. Tel.: 3179-0000. Segunda a sábado, das 7h às 22h; domingo e feriados, das 10h às 22h. Grátis. Até dia 7.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;