Economia Titulo
Retirada israelense ajuda economia libanesa
Por Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 12:27
Compartilhar notícia


A retirada israelense do Líbano alavancou a economia do país, fortalecendo a libra libanesa após dois meses de pressao e reduzindo o custo dos empréstimos.

``O Banco Central do Líbano nao teve que intervir no câmbio desde quarta-feira', comentou nesta segunda-feira um cambista, referindo-se à data da retirada.

As taxas interbancárias caíram para entre 7% e 7,5%, em comparaçao com 20% de duas semanas atrás, segundo um especialista do setor bancário.

A moeda libanesa chegou a valer 1,508 libras por dólar nesta segunda-feira. O diretor de um banco atribuiu a valorizaçao da libra libanesa ao ``impacto psicológico' da retirada israelense.

``As especulaçoes sobre a moeda libanesa, devido a incertezas sobre a retirada de Israel, desapareceram e o mercado encontrou seu equilíbrio', disse o diretor. ``O presidente do Banco do Líbano deveria escrever uma carta de agradecimento ao primeiro-ministro de Israel, pois a retirada antecipada salvou a libra libanesa das fortes pressoes a que estava submetida', brincou.

Para manter a estabilidade da moeda, o Banco Central tinha que liberar cerca de US$ 800 milhoes de suas reservas de capital líquido, que eram de US$ 5 bilhoes no início de abril, comentaram fontes do setor bancário.

O presidente do Banco Central do Líbano, Riad Salameh, havia dito no último dia oito, que estava determinado a manter a estabilidade da moeda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;