Setecidades Titulo Farmácia de Alto Custo
Descentralização tem nova proposta

Secretários entregaram ao Estado segundo projeto
para efetivar mecanismo de distribuição de remédios

Daniel Macario
Do Diário do Grande ABC
22/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Em nova tentativa de efetivar o projeto de descentralização da farmácia de alto custo do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, secretários de Saúde da região entregaram ontem a segunda proposta para mudança do atual sistema gerido pelo Estado. O documento foi apresentado a representantes do governo estadual durante reunião da Comissão Intergestores Regional, realizada no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

O documento, que agora passará por análise da cúpula estadual, propõe logística mensal de distribuição, por meio da qual os municípios receberiam os medicamentos em centros localizados em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, sendo que esta última faria o repasse a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Nesta proposição, as cidades solicitariam subsídio estadual para custeio de despesas de armazenagem, logística e segurança.

“A ideia é a de que o Estado repasse para municípios valores que o governo irá economizar com a descentralização, tendo em vista que o espaço do hospital não receberá mais toda a demanda da região e não arcará com custos de segurança e atendimento, por exemplo”, declara o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.

Segundo ele, a proposta entregue à diretora do Departamento Regional de Saúde de São Paulo, Vânia Soares Azevedo Tardelli, agora passará por análise de integrantes do governo de Geraldo Alckmin (PSDB). “Eles se comprometeram a verificar os custos com todos estes serviços para avaliar se a proposta é viável”. A expectativa é a de que o Estado se posicione sobre o assunto no próximo mês, durante nova reunião da comissão a ser realizada no Consórcio.

Na opinião do coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário da Pasta em São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, a discussão do tema tem avançado de maneira positiva. “As tratativas sobre o assunto têm apresentado resultados. Ao mesmo tempo em que temos analisado as propostas do Estado, eles também têm se comprometido em levar para debate nossas sugestões. Nossa ideia é trabalhar com calma o tema para sanar o problema”, avalia.

Retomada neste ano pelos novos prefeitos e secretários, a discussão sobre a descentralização da farmácia de alto custo do Hospital Mário Covas visa dar fim à superlotação do serviço que, atualmente, tem média de 2.000 atendimentos por dia.

Em um primeiro momento foi sugerido que municípios utilizassem unidades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) ou estruturas próprias para fazer a distribuição. No entanto, assim como no passado, secretários optaram por sugerir novas propostas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;