Esportes Titulo Confidencial
Henan: o raio que caiu duas vezes no ABC
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
21/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Se o ditado prega que ‘o raio não cai duas vezes no mesmo lugar’, ele está equivocado. Ao menos no que diz respeito ao futebol do Grande ABC. Isso porque, após dois anos, a história se repetiu, a estrela do atacante Henan brilhou e ele – a exemplo do que fez pelo São Bernardo no Campeonato Paulista de 2015 – deu o fôlego que o Santo André precisava para brigar contra o rebaixamento. E – por que não? – sonhar até mesmo com a classificação para as quartas de final do Estadual.

Naquela oportunidade, em Lins, Henan fez os quatro gols do triunfo são-bernardense por 4 a 1, em duelo pela penúltima rodada da primeira fase. O Tigre estava na zona de rebaixamento, mas a vitória o retirou da condição. Na jornada seguinte, a goleada por 4 a 0 sobre o Marília (com mais um tento do atacante) decretou a permanência do time na elite do Paulista.

Vale ressaltar que Henan terminou aquele Paulistão com cinco gols marcados, justamente os mais importantes da campanha aurinegra. E este número – consideravelmente baixo – tem explicação: artilheiro do Tigre na temporada anterior, com 20 tentos, o atacante demorou a ter chances e se firmar. Mas conseguiu alcançar essa condição na hora certa, com respaldo e confiança do técnico Roberto Fonseca.
Agora no Santo André, Henan revive alguns capítulos da mesma história. Os três gols marcados pelo camisa 9 em Mirassol, sábado, na vitória andreense por 3 a 2, foram fundamentais para ele, que até então só havia balançado as redes uma vez neste Paulistão – justamente na rodada anterior, diante do Botafogo, no empate em casa por 1 a 1.

Os tentos também foram primordiais para os planos do time. Isso porque, faltando três rodadas para o fim da primeira fase, o Ramalhão tem pela frente Ponte Preta (hoje, no Bruno Daniel), Santos (sábado, novamente em casa) e Audax (dia 29, em Osasco). E quanto mais pontos puder somar, melhor. Os três conquistados no Interior já tiraram a equipe da zona de rebaixamento – mais um repeteco para Henan. E o fato de estar somente três abaixo do Novorizontino – vice-líder do Grupo C –, não permite que os andreenses desistam de pensar na próxima fase.

Se a história ramalhina com o protagonista Henan tiver o mesmo final da que o predestinado atacante viveu no vizinho São Bernardo, será um alívio para o Santo André. Só o futuro dirá.

ALERTA VERMELHO
Pela primeira vez em sete jogos, o São Bernardo deixou o campo derrotado pelo Red Bull. Nos seis encontros anteriores, somente vitórias aurinegras. E talvez no mais importante dos duelos, sexta-feira, acabou derrotado em Campinas e está um ponto acima da zona de rebaixamento. Reage, Tigre! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;