Setecidades Titulo No Hospital Mário Covas
Região ganha ambulatório para viajantes
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
03/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Grande ABC passou a contar, desde ontem, com ambulatório voltado à orientação de pessoas que planejam viagem para destinos nacionais e internacionais. O serviço gratuito, quinto do Estado e primeiro da região, vem a calhar com o momento de dúvidas e preocupação observado entre a população em virtude do maior surto de febre amarela no País desde 1980.

O espaço pioneiro, localizado no Hospital Estadual Mário Covas, começou a funcionar de forma tímida, com capacidade para atender até seis pessoas por dia. Após agendamento pelo telefone, o futuro viajante participa de palestra que dura em torno de meia hora e passa por consulta com infectologista. Caso haja necessidade e a vacina indicada esteja na lista ofertada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), já é realizada a imunização. Do contrário, o paciente é encaminhado para a rede particular.

O ideal, conforme a infectologista e coordenadora do ambulatório, Marina Spricigo Maragno, é que o agendamento seja realizado de dois a quatro meses antes da viagem. Entre as orientações repassadas, destaque em relação aos cuidados com a higiene e a alimentação. “Algumas recomendações são universais, como a limpeza das mãos com álcool gel antes de comer na barraquinha de rua, preferir bebidas industrializadas e evitar gelo, porque não sabemos a procedência da água”, observa. Há ainda dicas sobre como se proteger de picadas de insetos e prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

O ambulatório também disponibiliza a tão disputada vacina contra a febre amarela, indicada para aqueles que pretendem viajar para áreas de infestação da doença, que já vitimou fatalmente 109 pessoas no País e uma na região.

O agendamento pode ser realizado pelo telefone 2829-5165.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;