Setecidades Titulo Estatística
Criminalidade registra alta em 2016
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
25/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Os índices da criminalidade do Grande ABC apresentaram alta na comparação entre 2016 e 2015. Conforme dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, houve elevação nas ocorrências de roubo (27,28%), roubo de veículos (23,55%) e furto de veículos (14,57%) registradas entre janeiro e dezembro. Em contrapartida, houve recuo nos homicídios, que caíram de 213 mortes para 177 (-16,9%) e nos furtos em geral (-7,11%) no período.

A cidade que teve mais registros de roubos em geral no ano passado foi Santo André, com 9.034 ocorrências. Porém, a maior alta na comparação entre 2015 e 2016 ocorreu em Mauá, onde o índice subiu 15,53% – os casos passaram de 3.774 para 4.360 (veja mais informações na arte ao lado).

Conforme o comandante da PM (Polícia Militar) nas sete cidades, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, a corporação tem conhecimento do problema e adota como estratégia para o combate ao crime operações, bem como ações educativas. Segundo ele, a maior parte das ocorrências de roubos é relacionada a celulares.

“Antigamente, o ladrão tinha que invadir residências para roubar objetos de grande valor. Hoje, o marginal tem oferta maior à disposição nas ruas. Até mesmo nas regiões mais pobres você encontra alguém manuseando um smartphone”, pontuou.

O comandante também destacou as dificuldades da PM no combate ao furto de veículos. Isso por conta da rapidez dos ladrões durante a subtração do bem. Foram 9.869 carros furtados na região no ano passado contra 8.614 em 2015. “A viatura passa e, muitas vezes, em apenas 30 segundos ele (criminoso) se apodera do veículo. É um combate difícil, por isso o Sistema Radar (projeto em que câmera do radar lê as placas dos carros em trânsito e envia informações para o sistema de controle da PM) já está sendo discutido com os prefeitos. Neste ano fica um pouco difícil por causa da redução orçamentária, mas se as prefeituras começarem a trabalhar desde já, a gente tem chance de isso acontecer nos próximos anos”, acredita.

Segundo o comandante, durante todo o ano passado a PM foi responsável por realizar aproximadamente 9.000 prisões, além de apreensões de 851 armas de fogo e pela recuperação de 6.605 veículos furtados ou roubados. “Já estamos tomando providências, principalmente com operações Desmanche para contribuir com a queda dos indicadores”, afirmou.

Os números da região seguem tendência observada na Capital e no Estado, onde apenas os casos de homicídios tiveram baixa – de 20,15% e 11,15%, respectivamente. Entretanto, somente no ano passado, 844 pessoas morreram em razão do crime contra a vida na Capital e 3.521 em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;