Economia Titulo
Zona do euro aprova 2,8 bilhões de euros em empréstimos para a Grécia
25/10/2016 | 06:13
Compartilhar notícia


Os credores da Grécia na zona do euro aprovaram nesta terça-feira 2,8 bilhões de euros (US$ 3,04 bilhões) em novos empréstimos para Atenas, após o governo do país completar uma série de reformas econômicas.

O desembolso da próxima parcela marca o fim formal da primeira revisão do pacote de ajuda à Grécia anunciado em agosto do ano passado, no valor de 86 bilhões de euros.

"A decisão de hoje de desembolsar 2,8 bilhões de euros para a Grécia é um sinal de que o povo grego está fazendo progresso constante nas reformas de seu país", comentou Klaus Regling, diretor-gerente do Mecanismo Europeu de Estabilidade (ESM, na sigla em inglês).

Os empréstimos incluem 1,1 bilhão de euros que serão utilizados para pagar serviço de dívida e 1,7 bilhão de euros destinados a saldar dívidas atrasadas com fornecedores domésticos.

A liberação da ajuda estava condicionada ao cumprimento pela Grécia de reformas econômicas que incluem mudanças no setor de energia e no sistema previdenciário, além da criação de um fundo de privatização que será usado parcialmente para pagar a dívida do país.

"Se o governo continuar implementando as reformas acertadas no programa (de ajuda), o crescimento da economia grega poderá acelerar no próximo ano e o governo poderá ser capaz de voltar a emitir bônus no ano que vem", disse Regling. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;