Diarinho Titulo Treino
Adestramento melhora as habilidades
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
11/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Os humanos decoram falas. E os animais? Nem sempre precisam se preparar exclusivamente para determinado trabalho. Apenas têm de ser adestrados, conhecer corretamente os comandos de obediência e não estranhar ambientes diferentes. Em geral, a técnica usada no treinamento é aquela em que, após realizar uma ação, é recompensado com alimento, brinquedo ou carinho.

Cada bicho tem perfil para um tipo de atuação. Nas cenas em que necessita ficar apenas no colo, por exemplo, é importante ter temperamento dócil e sociável. Ficar estressado diante das câmeras nem pensar! Para isso, é fundamental que o adestrador conheça bem o animal para saber quando está mais disposto para a gravação.

Algumas raças caninas desenvolvem melhor trabalho do que outras; entre elas estão o pastor-alemão, labrador e golden retriever. São chamados de cães de trabalho porque realizam atividades junto ao homem há muito tempo.

Em novelas e filmes, é comum existirem dublês, assim como os usados para substituir atores humanos em cenas de perigo. No caso dos bichos, porém, é modo de não estressar e cansar o artista de quatro patas. Durante as gravações, o treinador também sempre deve estar presente.

Diferentemente do cachorro, o gato é mais sensível à mudança de ambiente. Também pode ser muito serelepe ou arisco. Assim, é levado antes para o local de gravação para se adaptar. Às vezes, a filmagem é realizada na casa em que vive. Com as aves pode acontecer o mesmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;