Esportes Titulo
Ex-conselheiro 'entrega' Eurico Miranda
Da Redaçao
Com Agências
28/10/2000 | 00:17
Compartilhar notícia


  Um advogado carioca e ex-conselheiro do Vasco denuncia: o clube carioca mantém 'caixa 2' para encobrir parte do dinheiro das negociaçoes. Levi Lafetá acusa Eurico Miranda de enriquecer com negócios ilícitos no esporte. Ele é conselheiro do Vasco e foi advogado de Bebeto na época da transaçao para o La Coruña, em 1992. Além de acusar Eurico Miranda e o Vasco, Lafetá enviou ao Senado a cópia da ata da reuniao - de 5 de janeiro de 1994 - do Conselho Deliberativo do clube.

Consta da ata que o presidente da diretoria administrativa, Antônio Soares Calçada, instruiu o contador para colocar à disposiçao do Conselho toda a documentaçao do clube, até extratos de contas correntes e dados "extra-caixa" - nome que eles criaram para o "Caixa 2", segundo Levi.

O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), da CPI do Futebol, viu o documento e disse que tudo precisa ser investigado. "É lógico que tem de ser comprovada sua veracidade, mas isso pode explicar o porquê do Eurico Miranda batalhar tanto para que a CPI nao investigue o Vasco. É mais um motivo para que ele venha depor na Comissao", sugere.

Dutra lembrou que a ata pode significar o primeiro passo para a quebra dos sigilos bancários do Vasco e de Eurico Miranda. "Temos de investigar a fundo. Já existem indícios de irregularidades", afirma o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

Levi está disposto a ir à CPI para detonar denúncias contra Eurico. "Ele começou como preparador físico e está com uma fortuna absurda, adquirida com negociaçoes de jogadores", acusa. O advogado disse que a primeira vez que Eurico ganhou dinheiro com transaçao de atletas foi quando Dunga passou pelo clube, em 1987. "Sou sócio do Vasco e, um dia, perguntei para ele onde estava o dinheiro da venda de Dunga. Nao obtive resposta", garante.

Levi participou da transaçao condenada pelo BC em que o Vasco vendeu o passe de Bebeto para o La Coruña. Segundo o advogado, o Vasco lucrou US$ 2,5 milhoes, mas declarou à CBF e à Receita Federal apenas a metade.

Na quarta-feira, o deputado reagiu ao requerimento aprovado pela CPI pedindo seu depoimento. "Nao vou. Isso é um problema sexual do presidente da CPI do Senado e de alguns membros", reagiu.

Eurico será um dos alvos principais da CPI do Senado. Vários membros estao interessados em uma devassa nas contas do dirigente e do Vasco. Líder de uma tropa ligada a clubes e Federaçoes, Eurico barrou a investigaçao dos clubes na Câmara. No Senado, porém, a situaçao parece bem diferente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;