Setecidades Titulo Ensino Superior
MEC oficializa Uninove para Medicina
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
13/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Conforme o Diário Oficial da União, o MEC (Ministério da Educação) oficializou a Universidade Nove de Julho como responsável pelo curso de Medicina em Mauá e São Bernardo. Na terça-feira, os extratos dos termos de compromisso foram publicados, onde a instituição se compromete a implantar e manter o funcionamento da disciplina nas cidades nos próximos anos.

A instituição tinha até o dia 11 para apresentar a garantia bancária ao governo federal. Conforme o MEC, o valor – nos termos do edital 6/2014 – corresponde à 10% do Plano de Infraestrutura da Instituição de Educação Superior, previsto para os primeiros seis anos de funcionamento do curso.

A formação de profissionais de Medicina é uma etapa do programa Mais Médicos, do governo federal. No total, serão disponibilizadas 50 vagas em Mauá e 100 em São Bernardo. Em todo o País são 2.355.

O início das atividades do curso tem prazo mínimo de 18 meses e máximo de três anos para ocorrer, a contar da assinatura do termo de compromisso e apresentação da garantia de execução, prevista para acontecer no dia 18. “A realização de processos seletivos para estes cursos são de responsabilidade das instituições”, disse o MEC, em nota.

A Uninove já tinha sido selecionada para a graduação superior na região no ano passado. Porém, em outubro de 2015, o processo de abertura foi suspenso pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

A Unece (União de Educação e Cultura), mantenedora das Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, entrou com representação contra o processo. Antes deste problema, a divulgação da lista das universidade já tinha sido adiada por duas vezes. Após este imbróglio, o edital teve prosseguimento, sem entraves.

A Associação Educacional Nove de Julho também teve as propostas selecionadas para ofertar o curso nas cidades de Osasco, Bauru e Guarulhos. Questionada sobre o assunto, a Uninove não se pronunciou até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;