Esportes Titulo
Europa define últimas três vagas diretas ao Mundial
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
12/10/2005 | 07:53
Compartilhar notícia


França e Espanha, duas das mais tradicionais seleções do futebol mundial, põem a sorte em jogo na rodada desta quarta-feira, a última das eliminatórias européias para a Copa do Mundo de 2006. Da mesma forma como podem garantir duas das três últimas vagas diretas para o Mundial da Alemanha, franceses e espanhóis correm risco de terminar na terceira colocação de seus grupos e sequer ter a oportunidade de disputar a repescagem.

A situação mais complicada é a dos franceses, pois o Grupo 4 se mostra o mais equilibrado de todos. Se a rodada do fim de semana fosse a última, os campeões mundiais de 1998 estariam eliminados. A seleção de Zinedine Zidane é a terceira colocada com 17 pontos, assim como a Suíça, que leva vantagem no saldo de gols. Israel, líder com 18, não joga mais. Mas a França, além de enfrentar em casa a frágil seleção de Chipre, também pode se favorecer do confronto direto entre Irlanda (16) e Suíça, em Dublin.

No Grupo 7, a Espanha tem 17 pontos contra 19 da líder Sérvia e Montenegro, que joga em casa diante da Bósnia Herzegovina. O melhor cenário para os espanhóis é, naturalmente, uma vitória fora de casa sobre San Marino, última colocada (nenhum ponto ganho, dois gols a favor e 32 contra), e a vitória da Bósnia sobre a Sérvia, que disputariam a vaga para a repescagem.

Melhor segundo – Uma terceira seleção também se juntará nesta quarta-feira às 24 já definidas. Será uma das duas melhores segundas colocadas, além de Polônia (24) ou Inglaterra (22), asseguradas no Mundial, mas que se enfrentam nesta quarta-feira para definir a liderança do Grupo 6. A disputa está entre República Checa (24), no Grupo 1, e Croácia (23) ou Suécia (21) no Grupo 8.

Para a definição do segundo melhor colocado, há uma particularidade no regulamento: os ocupantes da posição, em grupos com sete integrantes, descartam os pontos conquistados diante do pior time do grupo, exigência que não existe nos grupos com seis times. Assim, com a Armênia na última posição do Grupo 1, a República Checa descarta seis pontos (as duas vitórias obtidas sobre os armênios) e cai para 18 pontos. A Suécia, num grupo com seis times, já tem 21 pontos. Por isso, só depende de um empate diante da Islândia, em casa, para conseguir a vaga.

A República Checa precisa da vitória sobre a Finlândia, como visitante, e ainda torcer por derrota dos suecos, que têm 24 gols de saldo contra 20 do concorrentes.

Se a Suécia ganhar, e a Croácia (24), já classificada, não passar pela Hungria, em Budapeste, muda a ordem do grupo. A Suécia entra como primeira do Grupo 8 e a Croácia, como uma das duas melhores segundas colocadas.

Concacaf x Ásia – A Concacaf (Confederação Centro-Americana e do Caribe do Futebol) define nesta quarta-feira a seleção que disputará a repescagem contra os asiáticos Uzbequistão ou Bahrein. Trinidad Tobago (10 pontos) e Guatemala (8) disputam a quarta colocação. Trinidad recebe o México, e a Guatemala enfrenta Costa Rica. México, EUA e Costa Rica conseguiram a classificação direta para o Mundial. Bahrein e Uzbequistão fazem a segunda partida nesta quarta-feira. Na primeira, sábado, houve empate por 1 a 1.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;