Economia Titulo
Empresa inaugura estação de água
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
29/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Reduzir o consumo mensal de água em 75%. Este é o objetivo da Viação Guaianazes de Transporte, junto à Viação Curuçá, que inaugurou ontem a própria estação de tratamento de água para reúso em sua unidade, instalada em Santo André. Assim, a utilização de água, por dia, passou de 40 mil litros para 10 mil litros. O resultado foi comprovado em dois meses de funcionamento.

O projeto foi idealizado pela diretora sócia-proprietária da companhia Terezinha Fernandes Soares Pinto. Ela explica que a estação de tratamento foi construída recentemente, mas a preocupação com o meio ambiente sempre norteou as ações realizadas pela empresa. "Temos que fazer nossa parte, sempre. É claro que a questão da economia é boa, mas o foco é contribuir com o planeta. Afinal, temos que pensar no futuro de nossos filhos e netos", destaca.

Presente na inauguração, o secretário de Gabinete e Saúde de Santo André, Nilson Bonome, parabenizou a iniciativa. "Esse é o caminho a ser seguido. O sistema trará muitos benefícios, não apenas para a companhia, mas sim a toda população. Os frutos serão colhidos no futuro", afirma.

O diretor da empresa de transporte Danilo Pinto conta que a estação de tratamento reflete o perfil administrativo da companhia. "Sempre nos preocupamos em utilizar materiais biodegradáveis, biocombustível. Então, mais uma vez colocamos em prática nosso cuidado com o meio ambiente e resolvemos construir esse empreendimento."

Ele espera que a ideia sirva como inspiração e se estenda às demais empresas. "Não existia na região uma companhia de transporte com estação deste porte. Fomos pioneiros. Fizemos a nossa parte e plantamos uma semente", diz o executivo.

PROCESSO - O processo simples, a água utilizada para a lavagem da frota de ônibus, assim como da chuva, é captada e levada a um reservatório, chamado de caixa separadora (por meio de canaletas). Nesse recipiente, são separados os resíduos (como folhas, terra e óleo) da água. Em seguida, a água é clorada e oxigenada via compressor. "Após essas etapas, a água é bombeada e passa por um tratamento semelhante ao de uma piscina, e posteriormente, pela filtração", explica o engenheiro responsável pelo sistema, Fabricio Rainatto, da Wfabrill.

Após o processo de filtração, a água limpa é acondicionada em tanques. A partir desse momento já pode ser novamente utilizada. Os resíduos que são acumulados durante as etapas são colocados em um espaço chamado leito de secagem, onde são desidratados e descartados de maneira segura.

Com a economia mensal é possível ter o retorno do investimento em até dez meses. A manutenção é muito fácil e todo o sistema é constituído com materiais nacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;