Memória Titulo Santo André
Em busca de uma imagem que o tempo levou
Por Ademir Medici
03/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Identificar como era a antiga estação ferroviária de Santo André, hoje denominada Estação Celso Daniel. Este é o desafio a que se propôs Flavio Cesar Caffer Neves. Ele não reside mais em Santo André, mas nutre profundo interesse histórico pela cidade, em especial pela íntima relação do município com a Estrada de Ferro ‘São Paulo Railway’.

Em mensagem à Memória, Flavio Caffer assinala:

Participo de um fórum de modelismo ferroviário que reúne vários apreciadores da São Paulo Railway e que mutuamente auxiliam bastante em desvendar certas incógnitas que possibilitam reproduzir itens que já não existem mais.

Meu interesse atual é pela segunda estação de São Bernardo. Aquela que sofreu uma demolição parcial, seguida de uma desfiguração total, mas cujas paredes centenárias ainda repousam ocultas no mesmo lugar.

Observe a imagem. Ela traz uma questão que não consegui resposta, mesmo consultando os arquivos do museu Octaviano Gaiarsa.

Caso tenha algum documento ou informação que permita a modelagem completa da fachada interna da estação, ficaria muito grato.

 

Outros estudiosos, como Domingos Orlando, o Mingo, têm colaborado com o pesquisador Flavio Caffer. Bons resultados virão, certamente. Quem puder colaborar com imagens e outras informações, é só entrar em contato.

 

Em 3 de outubro de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ataque de dez ‘zeppelins’ à Inglaterra.

1936 – Serviço telefônico inaugurado em Ribeirão Pires.

1966 – Congresso Nacional elege o segundo presidente militar, marechal Costa e Silva; só votaram os governistas (Arena); a oposição (MDB) retirou-se do plenário.

1976 – Torcida Ramachões e Ramalhetes, do EC Santo André, completa primeiro aniversário.

1981 – Prefeito Lauro Michels anuncia a construção do centro cívico de Diadema, com teatro, cinema e outros equipamentos; de quebra, mais três logradouros públicos: Praça da Moça, Praça da Matriz e Parque da Fonte. Para as obras seriam utilizados recursos de 300 milhões de cruzeiros vindos do Banco Nacional da Habitação.

 

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 3 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6254

Manchete – Dilson Funaro, ministro da Fazenda, demite o superintendente da Sunab, Eriksen Madsen

São Bernardo – Prefeitura gasta 4,5 mil dólares por dia com lixo.

Mauá – Greve do funcionalismo se alastra. Atinge todos os setores da Prefeitura. Quase 2.000 servidores parados.

Servidores pleiteiam reajuste salarial retroativo a 1º de setembro, pagamento de horas extras e de adicionais de insalubridade e periculosidade.

Campeonato Paralelo – No Bruno Daniel: Santo André 2, Uberlândia 1.

Estradas – Dersa inicia construção de passarela no km 14 da Via Anchieta, para atender, em especial, os trabalhadores da Bombril e da Fontoura Wyeth.

 

Hoje

Dia do Cirurgião-Dentista Latino-Americano

Dia Mundial do Habitat

 

Santos do Dia
Beatos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e companheiros.

No dia 3 de outubro a Igreja no Brasil comemora a Memória dos Protomártires do Brasil: os beatos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e outros 27 companheiros leigos, mártires, brutalmente trucidados pelos invasores holandeses e índios a eles associados em 1645.

Fonte e estampa: blog Catequese Cristã Católica.

 

Também são lembrados hoje: Maria Josefa e Bv. Emilie de Villeneuve

 

Municípios Paulista
Hoje é o aniversário de Rubinéia e Magda.

Rubinéia. Elevado a município em 1964, quando se separa de Santa Fé do Sul.

Magda. Elevado a município em 1953, quando se separa de Nhandeara.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários neste dia 3 de outubro:

No Rio de Janeiro, Barra Mansa.

No Maranhão, Cururupu.

Em Santa Catarina, Schroeder.

 

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;