Nacional Titulo
Gengivite pode levar
a perda dos dentes
28/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


A gengivite é a inflamação da gengiva, que se torna inchada e vermelha devido ao atrito com a placa bacteriana. É causada pela escovação inadequada dos dentes e falta de uso do fio dental. A placa bacteriana pode abrigar mais de 400 tipos de bactérias e outros micoorganismo que ali se desenvolvem e penetram na corrente sanguínea causando diversas doenças.

Outros fatores podem desencadear a gengivite como alterações hormonais na gravidez e na adolescência, dentes desalinhados e diabetes.

Se a gengivite não for tratada, ela pode levar a perda dos dentes. Pesquisas científicas apontaram que a gengivite aumenta a chance de seu portador desenvolver doenças sistêmicas, aquelas que atingem o organismo como um todo. A gengivite pode agravar o estado de pacientes internados no CTI, que ficam mais propensos a contrair infecção hospitalar.

Para evitar a gengivite é fundamental escovar os dentes após as refeições e usar fio dental todos os dias. E não esquecer de avaliar a condição das gengiva através de visitas anuais ao dentista.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;