Setecidades Titulo
Santo André planeja
revitalizar o Centro
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
05/09/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André planeja dar cara nova aos arredores do tradicional e movimentado comércio popular da Rua Coronel Oliveira Lima. Os detalhes sobre o projeto de revitalização do Centro ainda estão sendo estudados pelo governo municipal. No entanto, a primeira etapa sai do papel e ganha forma com a restauração da pintura interna da Catedral Nossa Senhora do Carmo, um dos pontos de referência cultural e religiosa do Grande ABC. A parceria envolve ainda a Mitra Diocesana de Santo André e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Nesta semana, a Prefeitura assina convênio com a Mitra, que irá gerir o projeto de restauro da catedral. O trabalho será executado pelo Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico do Senai Gaspar Ricardo Júnior, localizado em Sorocaba, cidade do interior do Estado, especializado na restauração de bens culturais e religiosos.

Coordenado pelo ex-menino de rua e hoje professor Julio de Barros, o programa de restauro já passou por, pelo menos, 41 cidades do País. "Investiremos R$ 60 mil nesse projeto", explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Santo André, José Antonio Acemel.

A mão-de-obra a ser empregada no restauro é de jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 18 e 24 anos, inscritos e selecionados no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da cidade. Eles receberão curso de formação, com aulas teóricas e práticas, com duração de três meses, a partir de quinta-feira.

Segunda fase

Quanto à revitalização da área central, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho explicou que estão sendo estudadas alternativas para transformar a Rua Coronel Oliveira Lima atrativa também no período noturno. "É um comércio pujante durante o dia, mas totalmente esquecido na noite e não frequentado. Queremos mudar isso e com alternativas de lazer e de segurança para as famílias, inclusive nos fins de semana", afirmou Acemel.

Dentro do projeto de modernização do Centro está a esperada revitalização do Cine-Teatro Carlos Gomes, intenção traçada há, pelo menos, 12 anos. Inaugurado em 1912 na Coronel Oliveira Lima, o ponto cultural foi transferido em 1925 para o atual endereço na Rua Senador Fláquer, mais conhecida como a via das agências bancárias. Em 1992, o prédio foi tombado como patrimônio histórico e cultural e adquirido pela Prefeitura. Mas desde 2008 está fechado pela Defesa Civil por apresentar vários problemas estruturais e falta de acessibilidade às pessoas com deficiências.

Sede da Igreja será inaugurada até dezembro

Com investimento inicial de R$ 4,5 milhões, o edifício sede da Mitra Diocesana, previsto para ser inaugurado em dezembro, vai de encontro ao planejamento urbanístico de revitalização do Centro que a Prefeitura de Santo André elabora. O empreendimento reunirá as pastorais e demais setores administrativos da Igreja Católica no Grande ABCque conta com 97 paróquias.

O térreo do moderno prédio de 14 andares, com a inclusão de dois subsolos, será o prolongamento da tradicional Praça do Carmo.

Segundo o arquiteto Francisco José Prado Ribeiro, que assina o projeto, o conceito é totalmente diferente de um prédio comercial. "A igreja quis colaborar com a campanha de resgate do Centro de Santo André. Apenas uma cortina de vidro separará o andar térreo da praça, o que facilitará o acesso da população ao edifício sede", explicou Ribeiro.

As obras tiveram início em novembro de 2006, quando um grupo de amigos da Diocese de Santo André, entre eles muitos empresários voluntários, começou a captar recursos para construção da sede. O prédio se encontra em fase final de acabamento. "A nossa maior dificuldade tem sido a mão-de-obra qualificada, além do atraso na entrega dos materiais. Mas a nossa meta é inaugurarmos ainda neste ano", afirmou a secretária episcopal Maurinéa Aparecida dos Santos.

No total, são 14 andares - entre térreo, dois subsolos para cerca de 30 vagas de garagem e outros 11 pavimentos para uso administrativo, chancelaria (arquivo) e centro pastoral. Outro atrativo será o auditório para acomodação de 200 pessoas, localizado no primeiro andar e que permite acesso externo. O espaço poderá, inclusive, ser locado para uso de terceiros. O segundo andar abrigará minipraça de alimentação, que poderá ainda ser utilizada como espaço de coffe break. Uma área verde foi projetada para o mesmo espaço, segundo o arquiteto.

Um dos andares estará reservado para o arquivo diocesano composto por livros, registros e documentos das paróquias, fiéis, padres e religiosos. O banco de dados ainda comportará cópias de batizados e casamentos de famílias tradicionais. "O espaço será climatizado para preservar o acervo", explicou o arquiteto Ribeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;