Nacional Titulo
Falha humana causou choque entre trens no Rio de Janeiro
Do Diário OnLine
04/10/2007 | 11:03
Compartilhar notícia


Uma falha humana causou o choque entre dois trens em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, no dia 31 de agosto, causando a morte de oito pessoas e deixando outras 108 feridas, aponta o laudo do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli).

De acordo com o delegado da 58ª DP (Posse), Fábio Pacifico, que investigou o caso, o maquinista do trem com passageiros, Norival Ribeiro Nascimento, e o controlador Edson Assumpção Filho foram responsáveis pelo acidente. Eles responderão na Justiça por homicídio culposo e lesão corporal culposa.

Pacífico afirma que uma série de erros culminou no acidente entre os trens. Algumas das falhas apontadas no laudo do ICCE já haviam sido identificadas pela SuperVia, concessionária que administra a malha ferroviária no Rio.

Segundo o delegado, Norival foi apontado como responsável por estar acima da velocidade permitida no trecho e por ter avançado um sinal vermelho, não conseguindo frear a tempo. O controlador, por sua vez, comandou a ultrapassagem do trem de teste, colocando os dois transportes em rota de colisão, e não informou a operação aos outros maquinistas.

A pena por homicídio culposo varia de um a três anos de prisão, mas os acusados poderão responder em liberdade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;