Cultura & Lazer Titulo
Moda do baú da vovó está em exposição em S.Caetano
Por Rosângela Espinossi
Do Diário do Grande ABC
21/02/2005 | 13:04
Compartilhar notícia


Quando se olha livros de história da moda, fotos e filmes de época, a impressão que se tem é a de que aquela indumentária toda faz parte de um mundo, quase ficcional, distante de nossa realidade. Mas não é bem assim quando a gente remexe no baú de nossa família. De lá podem sair roupas, imagens e acessórios que fizeram parte da vida de nossos antepassados. Ou seja, fizeram parte de nossa vida. E é essa aproximação da moda com nossa história que promete a exposição São Caetano em Desfile: A Moda da Cidade em Sete Décadas, que abre nesta terça-feira no Salão de Exposições I, da Fundação Pró-Memória de São Caetano (avenida Goiás, 600 – térreo). Com entrada gratuita, a mostra prossegue até dia 29 de abril.

As 35 fotos garimpadas entre as cerca de 7 mil do acervo da entidade revelam uma realidade que parecia distante. O Grande ABC sempre esteve antenado com a moda. Fotos de famílias tradicionalíssimas da cidade, como Braido, Massei, Fiorotti, Dal’Mas, Cavassani, Perrella, De Nardi, entre outras, comprovam isso. Desde o começo do século XX – a exposição abrange até a década de 1970 – pode-se observar que mulheres e homens prezaram pela elegância de sua época.

Vestidos longos e fechados podem ser vistos nas fotos da família Fiorotti de 1909 ou na de Judite De Nardi, do início do século. A silhueta dos anos 40, mais seca e mais curta por conta dos difíceis anos da guerra em que a moda foi ditada pela economia, também são observadas em retratos de moças que ondulavam seus cabelos como várias estrelas do cinema da época faziam. É bom lembrar que a moda em várias dessas décadas demorava anos para mudar, não como hoje em que a cada seis meses, os estilistas lançam novas tendências.

E como esses estilistas atuais se inspiram no passado, pode-se perceber lá também uma das fortes influências para o próximo outono-inverno. São os anos 1950, que aparecem na foto de funcionárias da Firestone moradoras de São Caetano, com seus vestidos com saia godê e a parte de cima justinha. Outra foto parece ter saído de um dos filmes de Marlon Brando dos anos 1950: garotos com camiseta branca e jeans e meninas de calça pescador e mocassim, numa imagem de moda que se estendeu para os anos 1960. Esses jovens estavam em frente ao então Cine Urca, na rua Manoel Coelho.

A exposição conta também com sete manequins vestidos com roupa de cada período retratado. As peças foram criadas pela estilista Lili Angélica, de São Caetano, que confeccionou inclusive os chapéus utilizados. Entre as peças, ela destaca a roupa de melindrosa dos anos 1920 e o vestido verde-musgo que retrata 1900. Ilustrações que representam cada década, feitas pelo publicitário Eduardo Kazuyuki Koga, e reproduções de capas de revistas antigas completam o cenário da exposição, cuja pesquisa foi feita pela historiadora Cristina Toledo de Carvalho. É ir para ter a sensação de folhear o álbum de fotografias de famílias do Grande ABC, formadas pelos tantos imigrantes europeus que aqui chegaram há mais de um século.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;