Setecidades Titulo
Bebê morre em Diadema com suspeita de gripe suína
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
26/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A bebê Kauany Vitória Ferreira de Campos faleceu neste domingo, após oito dias da morte da mãe, a vendedora Liliane Ferreira Campos, 32 anos, de gripe A (H1N1), em Diadema. O caso da mulher foi o primeiro do ano no Grande ABC.

A menina foi submetida a exame para constatar se estava ou não contaminada pelo vírus H1N1, logo no dia 15 de abril, quando nasceu prematura de sete meses e a mãe já estava internada com suspeita da gripe.

Segundo a tia, a ajudante geral Rosemeire Aparecida Campos, 36 anos, até a confirmação do óbito, por volta das 16h de ontem, o hospital Municipal Piraporinha não tinha o resultado do exame. "Estava chegando ao hospital quando minha sobrinha ligou dizendo que tinha escutado no rádio que a bebê da mãe que tinha morrido de H1N1 também havia falecido", disse Rosemeire.

Os médicos constataram a morte do bebê por volta das 13h30. Segundo a tia, nenhum familiar teria recebido a notícia pelo hospital até às 16h. O atestado de óbito, assinado pelo médico André Trovo, descrevia como causas da morte choque séptico, coagulopatia, plaquetotenia, desconforto respiratório e asfixia neonatal. "O médico me disse que ontem (anteontem) a Kauany começou a ficar branca e com hemorragia, mas ele não soube dizer onde. Meu marido chegou hoje (ontem) ao hospital para visitá-la e soube que a menina estava recebendo transfusão de sangue. Quando deu a insuficiência respiratória, os médicos tentaram reanimá-la, mas não conseguiram", explicou a tia, que ficou responsável por acompanhar o quadro clínico da bebê desde que a irmã faleceu, no dia 17. A criança será enterrada hoje, às 11h, no cemitério municipal.

MÃE - A vendedora Liliane Ferreira Campos deu entrada no Hospital Municipal de Diadema no fim de março e morreu no dia 17. No atestado de óbito consta como causa da morte falência múltipla de órgãos, choque séptico e infecção pelo vírus H1N1.

Segundo a família, a mulher havia procurado atendimento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Eldorado algumas vezes, sendo medicada e liberada para voltar para casa.

Outra irmã de Liliane, Lidia Ferreira Campos de Paiva, 27, está internada desde quinta-feira aguardando exame que confirme se está com H1N1.

A Prefeitura de Diadema informou que o Instituto Adolfo Lutz ainda não enviou os resultados dos exames da bebê e de Lídia Ferreira Campos de Paiva.

A administração declarou que o estado de saúde de Lídia, que ainda permanece internada, é estável e que ela está sendo medicada com Tamiflu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;