Cultura & Lazer Titulo
Canal dedica mês às estrelas
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
03/06/2001 | 17:13
Compartilhar notícia


Habituado às glamourizações de quem já recebeu os devidos confetes, o canal E! Entertainment Television (TVA/ Canbras) passa a afagar nomes cuja consagração dentro da constelação hollywoodiana é de longa data. Estréia segunda, à 0h, o programa Lendas de Hollywood, dividido em quatro blocos e apresentado diariamente até o dia 29 deste mês.

Para inaugurar a idolatria foram selecionados cinco figurões que preenchem o bloco Marcaram História. Imigrante, divertido e prolífico, o ator e cineasta Charles Chaplin é o retratado no primeiro dossiê da série, apresentado segunda à noite. Majestade do cinema mudo, Chaplin deixou a Inglaterra para tentar a sorte nos Estados Unidos. Em território norte-americano, realizou 83 filmes (entre curtas e longas-metragens), cuja maioria é protagonizada pelo aeróbico Carlitos.

A série dos homens que marcaram história segue até a próxima sexta-feira. Nesta terça, a atração se dedica à vida e aos traços retangulares de Cary Grant, ator de competência e carisma provados. Acumulou fãs e tietes ao estampar películas como A Vênus Loira e Intriga Internacional, mas nada comparado ao fanatismo – quase beato – causado por Rodolfo Valentino, que ganha seu retrato na quarta-feira.

Protagonista de Sangue e Areia e O Sheik, Valentino incentivou a louca corrida da tietagem. Tanto que, ao morrer precocemente, motivou o suicídio de meia dúzia de fãs.

Apesar do título do programa, na quinta e na sexta-feira serão apresentados dois estranhos no ninho. O escritor Ernest Hemingway, autor revisitado em algumas adaptações cinematográficas, é o biografado da quinta. No dia seguinte, Freddie Mercury, líder do Queen morto em 1991, dá o ar da graça num terreno cuja proposta é incensar figuras de cinema.

Discrepâncias à parte, o Lendas de Hollywood continua na próxima semana ao visitar a área das Deusas de Hollywood. Cronologicamente, são emolduradas no vídeo as carreiras de Ava Gardner, da sueca Ingrid Bergman, de Susan Hayward, da sugestão em forma de atriz Rita Hayworth e da sexy Marilyn Monroe.

Nas duas últimas semanas, o programa se dedica aos Durões da tela e ao Hollywood Bizarro, escolhido do ponto de vista do terror. No primeiro, serão relembrados o carateca Bruce Lee, o rebelde sem causa James Dean, John Wayne (o caubói dos caubóis), Robert Mitchum e Spencer Tracy. Para o encerramento, entram em cena o hematófago Vincent Price, George Reeves (o Super-Homem da série de TV), o mágico Harry Houdini (outro estranho no ninho), o cineasta James Whale e Bela Lugosi, o Drácula-mor da sétima arte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;