Internacional Titulo
Ucranianos protestam em frente à embaixada russa em Washington
Da AFP
25/11/2004 | 07:35
Compartilhar notícia


Centenas de ucranianos e americanos de origem ucraniana protestaram na quarta-feira em frente à embaixada da Rússia em Washington para denunciar um "complô russo" na polêmica eleição presidencial na Ucrânia. Do lado de fora da sede diplomática, o grupo expressava seu apoio ao candidato da oposição, Viktor Iouchtchenko.

"Complô russo, eleição roubada" dizia um cartaz. Outro destacava que "a fraude eleitoral é um ato criminoso". Os manifestantes, que também gritavam "Putin terrorista" (referindo-se ao presidente russo), chegaram de Chicago, Nova York e Filadélfia e também fizeram dos arredores da embaixada ucraniana em Washington palco de seu protesto.

Mickael Woznyj, 39 anos, um americano de origem ucraniana, diretor financeiro de uma companhia farmacêutica da Filadélfia, se levantou às 5h30 (hora local) para protestar. "Cada um tem uma herança nacional. Eu tenho orgulho de minha herança ucraniana. Estive na Ucrânia há quatro anos e vi o que o comunismo fez", comentou.

Quatro membros da embaixada ucraniana em Washington aderiram ao movimento, desejando expressar "como cidadãos ucranianos, e não como diplomatas, sua unidade com os ucranianos que protestam contra os resultados anunciados da eleição."

Em um comunicado, os quatro diplomatas, Iuri Parkhomenko, Alexandre Cherba, Alexandre Potiehine e Volodymyr Chumak, disseram que mais de 300 diplomatas ucranianos no mundo se somaram ao movimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;