Cultura & Lazer Titulo
Duelo fashion em 'Viver a Vida'
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
13/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem não desejou os vestidinhos soltos usados por Claudia Abreu na novela Belíssima (2005), ou as pulseiras de Giovanna Antonelli em O Clone (2001)? Não faltam exemplos de personagens da telinha que ditaram a moda nas ruas de todo o País.

No folhetim global Viver a Vida, de Manoel Carlos, que estreia amanhã, não deve ser diferente e promete trazer mais do que Helena vivendo história de amor no bairro carioca do Leblon.

Viver a Vida retrata os bastidores da moda e o duelo fashion entre duas lindas modelos, narrativa permeada por tendências que prometem encantar as telespectadoras mais antenadas.

Taís Araújo, a primeira Helena negra, terá roupas com inspiração safári. A figurinista da Globo Marie Salles usou como referência o editorial Desert Fox da Vogue norte-americana, além de pesquisas em livros, internet, revistas de moda e backstage de desfiles internacionais para compor o look da personagem.

“A Helena é chique, elegante e despojada. Ela mistura o caro com o barato. E pode mesclar porque conhece, viajou, desfilou no mundo inteiro.”

Marie Salles explica que a protagonista passa por duas fases. No primeiro momento é jovem, solteira e modelo internacional criada em Búzios. As roupas são confortáveis e coloridas, com calças de alfaiataria, cintura marcada, shorts, vestidos, macacões e blusas de um ombro só. Após o casamento adota tons mais sérios, como o bege.

A personagem Luciana (Alinne Moraes) faz um contraponto fashion ao figurino de Helena. As roupas têm referências grunge, inspiradas na banda Nirvana, de Kurt Cobain, na década de 1990.

A principal característica é o estilo largado e cheio de sobreposições. O figurino é composto por camisas xadrezes, calças boyfriend, paletós estruturados, jeans de lavagem clara, shorts, blusas soltinhas e coletes leves.

Marie Salles admite que transformar as personagens em conceitos fashion de estilos tão opostos foi um desafio. “Helena e Luciana são mulheres diferentes que trabalham como modelo. Eu precisava pegar a personalidade de cada uma e colocar na roupa, e que fosse da maneira contemporânea, da mesma forma como modelos se vestem”, conta a figurinista.
 
DA TELINHA
Marie Salles já prevê que algumas peças caiam no gosto das telespectadoras. Ela aposta em calças de alfaiataria, shorts de cintura alta, vestidos confortáveis com cintura marcada, calças boyfriend, camisas largas e o jeans de lavagem clara.

“Não só os figurinos viram moda. A novela é o produto de cultura de maior alcance do País. É natural que todo o seu conteúdo seja comentado pelas pessoas nas ruas”, avalia Marie Salles. Um outro exemplo mais recente foi o sutiã à mostra usado pela personagem Norminha, em Caminho das Índias, que já foi visto nas ruas.

Prevendo que acessórios e figurinos inspirados na trama movimentem o comércio informal, a Globo Marcas se adiantou e lançou produtos licenciados de Viver a Vida. Um deles é uma linha de sandálias rasteiras em parceria com a Bottero. São três modelos rasteiras em diversas variações que integram a coleção primavera-verão 2009/10 da marca. Cada par leva o nome de uma personagem da novela: Helena, Clarisse, vivida por Cecília Dassi e Mia, papel da atriz Paloma Bernardi.

 

 

A volta dos cabelos naturais


Para interpretar mais uma Helena de Manoel Carlos, Taís Araújo deu férias à chapinha e libertou os cachos, que ganharam realce com um megahair de fios naturais.

A ideia de valorizar os cabelos cacheados foi do consultor de estilo Fernando Torquatto, responsável pela criação das madeixas do elenco de Viver a Vida. O profissional queria dar a Taís um visual diferente da personagem Alicia, em A Favorita, que usava um aplique liso e franja reta, à época um dos cortes de cabelo mais solicitados no ranking da Central de Atendimento ao Telespectador da Rede Globo. “Optei por um look bem moderno, assumi o cabelo armado. A Helena tem sofisticação, mas não é fake, não teria a ver ser alisada. Mas não foi para levantar bandeira, até porque ela é negra por acaso. Isso não é determinante no papel”, explica Torquatto.

Taís Araújo não ostenta os cachos desde a novela Da Cor do Pecado; mesmo assim os fios tinham menos volume e eram usados presos. “Acho que este novo cabelo faz parte de uma beleza de verdade. Hoje em dia há várias possibilidades de usar os fios ondulados se forem bem tratados, se tiverem o corte certo e se a mulher souber valorizá-los. Se tiver tudo isso vai conseguir um efeito bacana sem alisar o cabelo.”

Para quem quiser adotar os cachos, Torquatto indica fazer corte em várias camadas e com acabamento arredondado nas pontas. A técnica destaca os fios encaracolados e garante volume controlado. O corte favorece principalmente quem tem pescoço alongado, sugerindo mais elegância. Se o pescoço for mais curto, é só controlar o volume com relaxamento ou escova progressiva.

A atriz Christine Fernandes, que viverá a médica Ariane no folhetim, voltou a ser loira e também assumiu as madeixas encaracoladas. A diferença é que a personagem apresenta um look mais romântico. com tintura de fundo loiro-acinzentado e mechas de dois tons dourados que garantem maior naturalidade. “Este cabelo é seco com difusor utilizando definidor de cachos e acabamento de algumas mechas com baby liss”, ensina.
 
Para os cabelos de Luciana (Alinne Moraes), Torquatto escolheu uma das tendências mais fortes do próximo verão: o comprimento médio com fio reto. A tonalidade de loiro-escuro com camadas de caramelos em mechas douradas iluminam o rosto e dão ar de modernidade ao visual da jovem modelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;