Internacional Titulo
Coréia do Norte abandona Tratado de Não-Proliferação Nuclear
Por Da AFP
10/01/2003 | 08:34
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte anunciou nesta sexta-feira sua retirada imediata do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), em um comunicado do governo, citado pela agência oficial Korean Central News Agency (KCNA).

"O governo da República Democrática Popular da Coréia anunciou em um comunicado sua retirada do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) e sua total liberdade em relação às obrigações contidas no acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea)", disse a KCNA.

Pyongyang firmou em 1992 com a Aiea os acordos de salvaguarda do TNP relativos à inspeção das atividades e material nucleares.

Mas, ao mesmo tempo em que a Coréia anunciava sua retirada do tratado, Estados Unidos e Pyongyang reiniciaram o diálogo com um encontro extra-oficial na noite passada em Novo México (Sudoeste dos Estados Unidos). A reunião foi realizada entre Bill Richardson, ex-embaixador de Washington nas Nações Unidas, e um representante de Pyongyang.

Richardson, novo governador de Novo México, convidou o representante permanente adjunto de Pyongyang na ONU, Han Son Ryol, para uma refeição em sua residência de Santa Fé, capital desse Estado do Sudoeste dos Estados Unidos, segundo um assessor do governador. A reunião durou cerca de duas horas.

Washington não reagiu de forma imediata ao anúncio norte-coreano de abandonar o TPN. "Estamos estudando o assunto", disse um alto funcionário do Departamento de Estado.

"No comunicado, o Governo da República Popular Democrática da Coréia rechaça com veemência a resolução da Aiea do último dia 6, considerando-a ‘um grave atentado’ contra sua soberania e "contra a dignidade da nação coreana", segundo a KCNA.

O comunicado ainda acrescenta: "como os Estados Unidos tentam permanentemente e a qualquer preço sufocar a RPDC, e a Aiea é utilizada como um instrumento da política norte-americana contrária à RPDC, não podemos continuar vinculados ao TNP e permitir que sejam solapadas a segurança e a dignidade de nossa nação".

Após o anúncio da decisão da Coréia do Norte, o governo sul-coreano decidiu reunir em caráter urgente seu conselho de segurança para se pronunciar sobre a decisão do vizinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;