Cena Política Titulo
Favoritismo perigoso
Por Beto Silva
09/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Aos que estão na frente nas pesquisas eleitorais e são favoritos nas brigas por vagas de prefeito e vereador em 2 de outubro no Grande ABC: vejam os exemplos negativos da Olimpíada e não incorram aos mesmos erros. Aqui vão dois insucessos, por motivos diferentes. Número um do tênis no mundo, o sérvio Novak Djokovic se dedicou, se esforçou, respeitou ou adversário, mas cometeu equívocos que normalmente não comete e perdeu na primeira rodada para o argentino azarão Juan Martin Del Potro por 2 sets a 0. A lição: não basta ser o melhor, pois em competição difícil não há margem para deslizes. Já a Seleção Brasileira de Futebol Masculino tem talento de sobra, mas está longe de se comportar como um time. Não conseguiu fazer gols nos limitados Iraque e África do Sul. A lição: não basta ser o melhor, tem de agir com empenho, evitar o salto alto e trabalhar em conjunto, pois ninguém ganha nada sozinho, principalmente em eleição. ‘Corpo mole’ e ‘já ganhou’ são as principais causas de derrotas nesses casos. Querem exemplo positivo para levar às equipes que estarão nas ruas pedindo votos? Falem de Rafaela Silva, sobrevivente da doente sociedade brasileira, que nasceu no Rio de Janeiro, conseguiu crescer na Cidade de Deus, passou fome, superou depressão e racismo e ontem ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos deste ano.

BASTIDORES

Ufa!
Vereador de São Bernardo, Fabio Landi trocou o PSD pelo PSB, para apoiar a candidatura a prefeito do deputado federal Alex Manente (PPS). Mas, sexta-feira, viu seu partido lançar chapa majoritária, com Antônio Cabrera na cabeça. Ficou preocupado com sua reeleição ao Legislativo, já que na última eleição obteve 3.092 votos e foi o 24º entre os 28 parlamentares eleitos. Em ato de rebeldia, participou da convenção do PPS. A contrariedade poderia lhe render processo interno no conselho de ética e, consequentemente, ser expulso da legenda. Mas Cabrera voltou atrás e Fábio Landi ficou aliviado.

Discussões finalizadas
O PSDB de São Caetano e a coligação de apoio à candidatura de José Auricchio Júnior (PSDB) ao Palácio da Cerâmica encerram hoje as discussões dos 12 eixos que farão parte do programa de governo. Ontem foram debatidos Gestão, Fiscalização e Controle e hoje será a vez de Esporte e Lazer, com subitens Juventude e Turismo. “Temos tido contribuições boas e férteis”, diz Silvio Minciotti, que coordena as atividades do futuro caderno de propostas juntamente com Regina Maura Zetone. Ele também trabalhou na formulação dos compromissos na campanha de reeleição de Auricchio, em 2008, e da chapa que tentou dar continuidade ao projeto, com Regina, em 2012. “Há quatro anos tínhamos o desafio de apresentar soluções com criatividade, para continuar correspondendo na qualidade de serviços prestados. Agora, temos outro cenário, de certa deterioração. Além de propostas de incremento na infraestrutura, temos de mudar o estado de espírito, de filosofia de gestão, frisa Minciotti. Os relatórios setoriais devem ser apresentados dia 11 e o plano pronto, dentro do período de campanha eleitoral, que começa dia 16.

Esporte
“Se não ocupar espaço político, não há como reivindicar as necessidades da população.” É com essa filosofia que Chico do Judô (PEN) tentará voltar a ocupar cadeira na Câmara de Mauá. “Nossa prioridade é o Esporte, mas não será só isso”, afirma o ex-parlamentar, que apoia Atila Jacomussi (PSB) na corrida pelo Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;