Política Titulo
Empresários mostram entusiasmo com discurso de Lula
Do Diário OnLine
Com AFP
29/01/2004 | 12:30
Compartilhar notícia


Os empresários estrangeiros que ouviram o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, em Genebra (Suíça), se mostraram entusiasmados com a perspectiva de investir no país. Apesar do cenário favorável apresentado pelo presidente no seminário, os investidores pediram garantias sobre a estabilidade do Brasil.

"O Brasil é um imenso país com vastos recursos", afirmou Jean-Charles Doux, chefe executivo do grupo avícola Doux, presente no Brasil através da Doux Frangosul. "Lá o desenvolvimento é rápido e as pessoas possuem muito know-how." Doux também se disse ansioso para conhecer os planos de Lula para fazer com que o Brasil continue crescendo.

"Nós nos alegramos em continuar investindo no Brasil", declarou Michael Stopford, do grupo agroquímico suíço Sygenta. "O mercado agrícola brasileiro é enorme. Acho que existem muitas possibilidades lá."

A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (CNUDED) afirma que a União Européia (UE) representa atualmente a metade dos investimentos estrangeiros diretos no Brasil, enquanto que os Estados Unidos são apenas a quinta parte. Os países que mais investiram no Brasil em 2002 foram Bélgica, Luxemburgo, França, Holanda e Portugal.

Os investimentos diretos no Brasil sofreram uma queda temporária, como ocorreu em toda a América Latina. De acordo com a CNUDED, tratou-se de um retorno à situação de antes do boom do investimento global nos anos 90.

Mas novos investimentos são esperados em função das reformas fiscais e sociais patrocinadas pelo governo brasileiro, segundo a organização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;