Setecidades Titulo
Vencedores do Desafio de Redação serão premiados nesta quarta
Por Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
22/10/2008 | 07:05
Compartilhar notícia
Edimílson Magalhães/DGABC


Os autores dos 52 melhores textos do Desafio de Redação serão premiados hoje. A cerimônia ocorre às 15h, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), parceira do Diário na iniciativa, e encerra a segunda edição do evento. Os nomes dos vencedores serão publicados na edição de amanhã.

Os participantes estão divididos em seis categorias de acordo com as séries que freqüentam. Os prêmios são computadores, TVs e bicicletas, e todas as modalidades serão contempladas. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio concorrem a uma bolsa de estudos da USCS. No ano passado, a campeã foi Ágata Cruz Cardoso, estudante da EE Therezinha Sartori, em Mauá. Hoje, ela cursa Farmácia na USCS.

Pelo menos 300 escolas da rede pública e privada das sete cidades do Grande ABC participaram do Desafio de Redação, iniciado no dia 11 de agosto. Neste ano, a produção de textos atingiu a marca de 128 mil e extrapolou a meta inicial de chegar a 100 mil.

No segundo ano consecutivo, o objetivo do Desafio mantém a meta de colaborar com o desenvolvimento dos estudantes a partir de reflexões sobre temas de interesse geral e do incentivo à produção literária. Nesta edição, os concorrentes do Ensino Fundamental tiveram de escrever sobre Amizade.com, enquanto os alunos do Ensino Médio produziram textos inspirados na Amizade na Rua. No ano passado, o tema foi O Futuro da Minha Cidade.

Professores e coordenadores pedagógicos afirmaram que a atividade também permitiu que crianças e adolescentes pensassem sobre o poder da internet, amigos virtuais e relações de amizade de forma geral.

CORREÇÃO
A primeira eliminatória dos trabalhos foi feita por um grupo de 170 universitários da USCS. Eles selecionaram dez de cada 100 textos. Critérios como criatividade, coesão com o tema proposto, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas (de 20 a 30) foram levados em consideração.

De 11.600 trabalhos válidos que passaram para a segunda fase, só 630 chegaram à semifinal. Foi deste montante que os jurados escolheram os 52 vencedores.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;