Setecidades Titulo Santo André
Parada LGBT reúne 2.000 participantes
Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
01/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Realizada pela ONG ABCD’s (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), a 12ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis) de Santo André reuniu cerca de 2.000 pessoas, segundo a organização do evento. Policiais militares que garantiam a segurança durante o evento, não souberam estimar a quantidade de participantes.

Aproveitando a proximidade das eleições, o tema abordado foi Vote Certo, Vote Contra a Homofobia e a Transfobia – Queremos Coordenadoria LGBT. O objetivo foi chamar a atenção para a necessidade da implantação de políticas públicas ao grupo. “Queremos o respeito dentro dos governos. Se eles não nos aceitam, quem vai aceitar?”, falou a Rainha da Parada LGBT de Santo André, Lorranny’s Ambrósio, 25 anos.

Um dos principais pedidos é a criação da Coordenadoria LGBT em cada Prefeitura do Grande ABC. Segundo o presidente da ONG ABCD’s, Marcelo Gil, o chefe do Executivo andreense acenou a possibilidade no município. “Ele nos disse que vai fazer e esperamos que seja nos próximos meses. Isso nos dará representação em todos os segmentos, será uma vitória”, falou Gil.

A transformista Sthephanny Monphettiny,27 anos, moradora da cidade, vê a ação como grande conquista. “Com a Coordenadoria atuando em políticas públicas para o grupo LGBT, ganharemos mais respeito e cidadania.”

A concentração teve início ao meio dia na Avenida Dom Pedro II com a Rua Catequese. Os participantes seguiram pela via e passaram pela Rua Caneleiras e Avenida Industrial, concluindo o percurso na Rua Parde Vieira. Três trios elétricos, incluindo o da drag queen Salete Campari, animaram o público. A atriz transexual Viviany Beleboni, que causou polêmica ao desfilar presa a crucifixo na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 2015, era esperada, mas não compareceu.

O evento foi encerrado às 17h30.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;