Política Titulo Fim da novela
Donisete põe empresário na vice após problema com Betão

Na véspera da convenção do PT de Mauá, prefeito confirma petebista Cleber Broch

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
30/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após fracassar em diversas apostas no processo de escolha do seu candidato a vice, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), definiu o nome do empresário Cleber Broch (PTB) como companheiro de chapa. O martelo foi batido em reunião com partidos aliados, ontem à noite, horas antes da convenção que homologará a candidatura à reeleição do petista. O ato ocorre hoje, no Ginásio Celso Daniel.

O Diário apurou que o núcleo duro do governo deu sobrevida ao vereador Alberto Betão Pereira Justino (PTB) e esperou até o último momento, na esperança de que o parlamentar conseguisse decisão favorável no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que pudesse livrá-lo da Lei da Ficha Limpa – ele tem as contas de 2008 rejeitadas, quando presidiu a Câmara. O recurso do petebista, porém, paralisou ontem à tarde na mesa do presidente do STJ, Francisco Falcão.

O receio dos petistas era de ter de confirmar a candidatura de Donisete na convenção de hoje sem um vice definido, o que demonstraria fragilidade na condução do processo. Aos correligionários, o prefeito garantiu que não iria para o encontro do PT sem um nome certo para a chapa. No fim da noite, o chefe do Executivo reuniu os aliados e comunicou da escolha pelo substituto.

Donisete também vinha tentando convencer o tenente-coronel da PM (Polícia Militar) Paulo Barthasar Júnior para ocupar a vaga. O militar, porém, recusou a proposta. Ele já foi escalado para ser aliado de outro prefeiturável, o ex-vice-prefeito Márcio Chaves (PSD). Outras investidas mal-sucedidas foram os nomes dos vereadores Sandra Vieira (PTdoB) e Ricardinho da Enfermagem (PTB).

Genro do vereador Eugênio Rufino (PTB), Cleber Broch é empresário da cidade em diversos segmentos. Atualmente, também dirige o Mauá Plaza Shopping. Filiado ao PTB desde 1999, ele vinha resistindo à ideia de ser candidato a vice na chapa de Donisete, alegando compromisso com seus negócios. Nesta semana, porém, o presidente do PTB paulista, Campos Machado, intensificou as conversas e o empresário aceitou a indicação. A escolha segue acordo feito por Donisete ao dirigente de escalar um petebista para o posto. “O Cleber está ligado ao desenvolvimento econômico da cidade e ao emprego”, frisou Donisete.

O papel de Betão na campanha ainda não foi definido. O petebista já decidiu que não tentará disputar a reeleição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;